Aos varejistas, escolher que produtos colocar à disposição dos seus clientes é uma das partes decisivas das suas estratégias. O mix de produtos oferecido define quem comprará na sua loja, quem você irá fidelizar, quais são os seus concorrentes e o seu ticket médio. E a definição do seu mix de produtos precisa estar alinhada às suas estratégias, ou seja, é um ciclo que precisa ser saudável. Como você garante que esse ciclo tem sido sustentável e efetivo na sua loja?
O que você perde ao negligenciar o mix de produtos como uma das bases da sua estratégia?
- Um mix de produtos inadequado pode arruinar o seu faturamento, uma vez que o público-alvo definido seja um, mas o mix de produtos tenha atraído outro tipo de consumidor à loja.
- O seu ticket médio pode ser reduzido ao oferecer produtos desconexos. Explicamos: o consumidor compra o produto A, B e C, por exemplo, mas você também oferece o Y, X e Z, porém o perfil de consumidor não condiz com esses últimos produtos e eles têm um giro muito baixo. Nem sempre variedade é sinônimo de eficiência, pode ser que você apenas esteja desperdiçando dinheiro e espaço.
- Ao ter um mix de produtos “aleatório” que não tem um público definido, você perde a oportunidade de se aprofundar nos hábitos de consumo do seu cliente, afinal, ele é muito abrangente, isso faz com que você não consiga acompanhar as tendências e as necessidades de quem compra.
- Por não conseguir antecipar a acompanhar o que o seu cliente procura, você deixa de fidelizar e o seu cliente não terá dificuldade em passar a consumir onde se identifica mais.
Todos os problemas supracitados muitas vezes são confundidos com problemas diversos e, em várias ocasiões, interpretados como um problema de proporções muito maiores do que realmente é. Como você garante que o seu mix de produtos não vem causando nenhum problema e é o adequado às suas estratégias?
Quando a negligência começa no Produto
Você conhece os “4 Ps” do Marketing? Consiste em Produto, Preço, Praça e Promoção e formam o Mix de Marketing. Significa que, para construir um negócio com êxito e ter sucesso no crescimento, você precisa equilibrar o que você oferece (Produto), sua tabela de valores e condições de pagamento (Preço), sua dinâmica de distribuição (Praça) e como você divulga e veicula aquilo que você vende (Promoção), ou seja, você precisa investir no seu Mix de Marketing se quiser vender o seu Produto, com o Preço que precisa, na dinâmica que está na sua estratégia e com a efetividade das suas Promoções.
Quando a negligência começa no mix de produtos, o primeiro pilar da base do êxito do negócio fica instável e, a partir disso, nada irá funcionar como deveria ou ter os resultados desejados.
Se o seu mix de produtos está atraindo o perfil de cliente errado, imagine ao fazer uma promoção. O cliente entra na loja, compra o produto em promoção, mas não leva mais nada, o ticket médio é muito baixo e o que era pra ser atrativo, torna-se apenas uma ação sem resultados. Tudo foi comprometido pelos produtos que você oferece.
Esse problema exemplificado, às vezes, é confundido com um problema na abordagem da ação, seja nos veículos utilizados ou até na direção de arte.
A internet complicou tudo
No seu mix de produtos provavelmente existem marcas em diversas fases do ciclo de vida dos produtos, certo? O ciclo de vida dos produtos têm quatro fases: a introdução – produtos lançamento; o crescimento – o lançamento obteve sucesso, as vendas crescem e fidelizam; maturidade – o consumo é estabilizado, a concorrência passa a ficar mais acirrada – e pode ocorrer o declínio – o produto não acompanha seus concorrentes e passa a ter baixa procura.
Ter um mix de produtos que acompanha as novidades e também os fracassos é essencial para os seus clientes e para a saúde do seu estoque. Significa que, além de garantir que o que você oferece é o que o seu cliente quer e vai consumir, você precisa estar atento às mudanças que esses mesmos clientes fazem acontecer. Sim, fazem, e a culpa é da internet.
Vivemos numa época em que a sociedade está mais atenta à responsabilidade social das marcas do que nunca. Um termo, um personagem ou uma peça duvidosa já causam campanhas de boicote à marca. O exemplo mais recente disso foi uma empresa de palha de aço, que usou um termo considerado racista para nomear um produto, a marca está ganhando diversas críticas dos consumidores e perdendo seguidores nas redes sociais. Mas como saber que esses movimentos de boicote vão chegar às gôndolas?
Como saber se os seus clientes estão deixando de consumir ou têm mantido suas compras normalmente? Como acompanhar esse infinito “cancelamento” ou enaltecimento dos consumidores em relação às marcas?
Você pode saber em tempo real o que o seu consumidor quer
E assim garantir que, além de acompanhar a volatilidade do crescimento e declínio das marcas e produtos que você vende, terá um giro de estoque eficiente e sustentável. E você pode fazer isso analisando o seu cliente dentro da sua loja, literalmente.
O que as suas câmeras podem fazer por você?
Você provavelmente conhece a famigerada frase sobre cada cliente ser uma oportunidade, mas atualmente com a quebra do paradigma sobre Inteligência Artificial e IoT ser algo futurístico ou caro, os clientes que entram na sua loja são mais do que oportunidades: são indicativos e dados em tempo real obtidos através de um investimento simples.
Você pode utilizar as câmera que você já possui para aderir à inteligência artificial e realizar análises como o fluxo de pessoas na loja, as gôndolas em que os clientes mais passaram tempo, quais produtos os consumidores não estão enxergando, quais são os produtos mais vistos e procurados e, assim, obter resultados sobre a efetividade do seu mix de produtos e a rejeição e aceitação de determinadas marcas. Dessa forma você não leva prejuízo por meses até descobrir que produto está em declínio.
Você pode fazer isso pelo VISION Space
O VISION Space é uma solução em inteligência artificial que dá a você a oportunidade enxergar o seu negócio com muito mais profundidade e precisão. Através dele você consegue mapear a jornada do seu cliente dentro da loja e ainda tem o apoio de uma equipe especializada nisso para interpretar todos os indicativos obtidos, caso necessário.
Através da análise dos mapas de calor realizados pelo reconhecimento de imagem e do cadastro do reconhecimento facial, você desenha o perfil de quem compra de você e as suas estratégias são potencializadas e mais precisas.
A inteligência artificial é uma importante aliada na gestão e, principalmente, na gestão das estratégias de marketing. Ela já é aplicável aos grandes e pequenos negócios através de soluções como o VISION Space que, além de descomplicadas, são acessíveis. Ou seja, se o seu concorrente ainda não investiu nisso, está muito próximo de investir, fazendo com que o seu cliente, que também compra na loja dele, tenha um perfil mapeado por ele e não por você. Nesse páreo, quem você acha que irá fidelizar o consumidor?
Todas as informações que o VISION Space monitora podem ser acessadas em tempo real e, caso você precise alguma informação, você pode solicitar a ele pelo WhatsApp e receber a resposta instantaneamente. Com a solução, todo o “sistema nervoso” do seu negócio está visível a você, ele funciona como se fosse um diagnóstico ou “raio-x” constante sobre aquilo que você precisa saber para que tudo continue “pulsando”.
Afinal, como você garante que a jornada do seu cliente tem sido saudável sem a monitorar, não é?
Conheça as possibilidades e planos do VISION Space
Não deixe as respostas às mudanças do mercado serem notadas por você meses depois e nem deixe que o seu concorrente saiba mais sobre o seu cliente que você. Conheça o que a inteligência artificial pode fazer especificamente pelo seu negócio. Você pode solicitar o contato de um dos nossos profissionais especializados em varejo para uma conversa sem compromisso sobre o que pode ser aplicado ao seu negócio para potencializar a assertividade das suas estratégias, ou acessar visionspace.com.br e conhecer um pouco mais sobre as funcionalidade e os planos do VISION Space e a aplicabilidade na sua loja.