As pesquisas pulsadas são relativamente recentes, mas já são tendência em todo o mundo e em empresas de todos os tamanhos. Há um crescente interesse das organizações em adotar este tipo de pesquisa e, neste conteúdo, vamos explicar o porquê disso.
O que são pesquisas pulsadas?
Uma pesquisa pulsada é um sistema de pesquisa rápido e frequente, que elimina questões complexas e é intencionalmente projetada para ser feita semanalmente ou a cada poucas semanas. Ela fornece uma visão rápida sobre a saúde de uma empresa e elimina a necessidade de uma pesquisa extensa e de difícil engajamento pelos colaboradores.
Graças à tecnologia, uma pesquisa pulsada pode ser feita com segurança de forma online através de uma plataforma segura. O maior benefício em usar uma boa plataforma é a certeza da organização para o RH e DP, que poderão utilizar os resultados obtidos da melhor maneira e sem retrabalhos.
Benefícios em adotar as pesquisas pulsadas
Existem muitos benefícios nas pesquisas pulsadas, principalmente em relação ao engajamento dos colaboradores e uma cultura mais saudável da empresa. Confira alguns deles abaixo.
Engajamento e satisfação dos colaboradores em tempo real
Receber feedback com frequência e agilidade significa acompanhar quase que em tempo real como está a percepção dos colaboradores sobre a empresa e, ainda, mensurar o nível de engajamento e satisfação mais realista do que quando as pesquisas são feitas em épocas específicas e espaçadas.
Melhor engajamento dos colaboradores
Pedir feedback regularmente à sua equipe incentiva o engajamento positivo dos colaboradores. Estudos têm mostrado repetidamente os benefícios do engajamento dos funcionários, eles incluem:
- Maior produtividade e menos absenteísmo;
- Clientes mais satisfeitos com a empresa;
- Maior número de inovações sugeridas pelos colaboradores;
- Menos taxa de turnover;
- Maior lucratividade da empresa.
As pesquisas pulsadas aumentam a cultura positiva da empresa
A cultura de pedir feedback dos colaboradores propicia colaboradores mais felizes, o que, por sua vez, melhora a saúde da cultura organizacional. A cultura negativa ou tóxica, como muitos chamam hoje em dia, é um dos principais fatores de demissões nos últimos tempos.
Incentiva os funcionários a se concentrarem em assuntos atuais
Estudos apontam que, quando há o questionamento frequente de determinado tópico, isso estimula a atenção das pessoas sobre ele. Portanto, se, por exemplo, você questionar frequentemente os colaboradores sobre a qualidade dos atendimentos que realizam, eles estarão mais propensos a se preocuparem com esse fator, e será natural que passem a pensar em soluções e inovações para melhorar o desempenho desses atendimentos.
Pesquisas pulsados fornecem percepções de motivação poderosas
Fazer as perguntas certas garantirá que você obtenha um entendimento profundo da motivação dos funcionários, identificando pontos como o clima atual da empresa e quais são os principais e melhores gatilhos motivacionais. Com essas informações, a liderança pode trabalhar para melhorar a motivação de suas equipes usando esses insights.
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