O que são métricas de resultados e por que elas são essenciais no seu RH?

Para manter o bom desempenho e a produtividade das equipes é necessário que se esteja sempre acompanhando os indicadores e objetivos de todos os desempenhos. A partir dos indicadores-chave de desempenho (KPIs ou Key Performance Indicators), o RH consegue mensurar os resultados de cada colaborador, acompanhando a evolução e eficiência de cada equipe, processo, rotina […]

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Para manter o bom desempenho e a produtividade das equipes é necessário que se esteja sempre acompanhando os indicadores e objetivos de todos os desempenhos. A partir dos indicadores-chave de desempenho (KPIs ou Key Performance Indicators), o RH consegue mensurar os resultados de cada colaborador, acompanhando a evolução e eficiência de cada equipe, processo, rotina e projeto que está sendo realizado.

Dessa forma, a partir das análises realizadas o setor é capaz de melhorar tomadas de decisões, produtividade da empresa, aplicar técnicas de RH estratégico e fazer a leitura correta desses dados.

E é aí que se encontra a importância dessas metas, uma vez que elas indicam de que forma a gestão pode ser melhorada e otimizada para que toda a empresa atinja seus objetivos. Vamos conhecer um pouco mais sobre a importância de acompanhar essas métricas com cuidado e eficiência.

Processos internos mais organizados

Analisando as métricas de RH corretamente você conhece melhor o seu negócio e o dia a dia da sua empresa. Com essa análise em mãos, é possível diagnosticar problemas, imperfeições e falhas que podem ser corrigidas com estratégias assertivas e otimizadas que vão facilitar toda a rotina dentro da empresa.

Além disso, novas práticas podem ser implementadas e ideias únicas podem ser materializadas, pois as estratégias são respaldadas por dados reais. Ainda, o processo decisório é mais ágil e simplificado, uma vez que o diálogo entre o RH e os gestores é mais direto e objetivo.

Metas elaboradas e alcançadas

Se os KPIs de RH são essenciais para implementar novas práticas e ações, eles também desempenham um papel fundamental na elaboração e no cumprimento de metas específicas de cada equipe, pois se torna mais fácil seguir os objetivos que são propostos.

Nesse sentido, com os KPIs de RH é possível acompanhar a produtividade da equipe, se ela aumenta ou diminui e as razões disso. Esse dado é extremamente valioso, pois é a partir dessa realidade que a empresa consegue estabelecer metas para o futuro que são adequadas à realidade específica de cada negócio.

Avaliações de equipe mais objetivas

Que as equipes da empresa estejam em constante avaliação acerca de sua produtividade e cumprimento de metas é natural, mas o que você precisa saber é que as métricas de RH são extremamente ricas para que as avaliações realizadas por líderes e gestores sejam mais objetivas.

Por mais que o RH se depare com questões subjetivas de cada profissional, e essas devem ser analisadas, há situações onde é mais benéfico contar com informações mensuráveis e objetivas, e é aí que os KPIs de RH são ricos, uma vez que uma de suas funções é trazer mais objetividade através de dados interpretáveis.

Com um software de gestão o RH é mais eficaz

O RH é um dos setores que mais lida com dados e tratativas que têm impacto direto na rotina de cada colaborador. Nesse sentido, optar por soluções especializadas e otimizadas, orientadas às melhores práticas de gestão de pessoas faz toda a diferença na hora de liderar colaboradores.

É por isso que várias empresas estão, cada vez mais, investindo em sistemas que são totalmente voltados para que o RH tenha dados em tempo real e insights valiosos para desenvolver as estratégias embasadas totalmente em dados reais e assertivos.

Assim, ao demonstrar a importância das métricas na criação de um RH estratégico e competente, com o poder da tecnologia como aliada na resolutividade de diversas questões, o setor consegue desempenhar as suas funções com mais tranquilidade e eficiência, e é capaz de contribuir com assertividade para o bem-estar geral da empresa.

Bônus Nela: 5 principais métricas a serem analisadas

Turnover: O turnover é a rotatividade da empresa, é um número que compara funcionários contratados e desligados (voluntária ou involuntariamente) durante o mesmo período de tempo.

Acompanhar a porcentagem dessa taxa é essencial para as métricas do RH, pois quando o valor é muito alto, é possível que estejam ocorrendo falhas na gestão, erros nas contratações e processos seletivos, insatisfação de funcionários, baixa atratividade, entre outros motivos.

É preciso ficar atento a este indicador, uma vez que a alta de desligamentos gera custos adicionais para a empresa.

Recrutamento e seleção: Essa métrica é usada para medir o número de dias entre a publicação de uma vaga de emprego até que um profissional aceite a oferta. Ela é usada para verificar a eficácia dos recrutadores dentro da organização.

Para muitas organizações, essa taxa deve ser a menor possível para minimizar a perda de produtividade de sua equipe, uma vez que analisando a demora na contratação pode ser o indicador de alguma falha no processo.

Plano de carreira: Esse indicador revela a movimentação lateral em departamentos e especialidades, ou seja, a realização de promoções internas ao invés de utilizar a contratação externa. Esse indicador traz grandes vantagens competitivas, afinal, o tempo que um novo funcionário leva para se adaptar a empresa e começar a entregar resultados é relativamente maior do que quando o funcionário interno recebe a promoção.

Por isso é essencial que o RH tenha uma gestão definida e um bom plano de carreira dentro da organização.

Receita por empregado: Uma das principais métricas do RH, esse indicador revela quanto cada colaborador custa para a empresa. Ela é muito usada pelos CEOs para medir a eficiência geral de resultados e entregas da empresa.

Por meio desse indicador também é possível mensurar o retorno financeiro trazido por cada colaborador, e é por isso que essa métrica é tão importante, pois revela, de forma objetiva, a produtividade individual de cada um que compõe o quadro de colaboradores.

Custo de pessoal sobre a receita bruta: Antes de mais nada, é importante saber que a receita bruta é o valor do faturamento da empresa sem o desconto de impostos e outras despesas do negócio. Utilizando-se desse número, é possível descobrir quão representativo é o gasto com os profissionais para os cofres da empresa.

É um indicador extremamente quantitativo, que precisa, no entanto, ser analisado com outras métricas para evitar interpretações equivocadas.

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