Todos os empreendedores já tiveram, ou ainda terão, que lidar com a DRE, a famosa Demonstração do Resultado Financeiro. Mais do que uma burocracia, entender o impacto da DRE nas decisões de um negócio é essencial para administrar sua empresa com mais assertividade.
A DRE pode ser entendida como um instrumento que ajuda você a compilar os principais indicadores financeiros da organização. Em outras palavras, ela é uma importante parte para entender completamente o diagnóstico da sua saúde financeira, e é deste importante dado que vamos falar hoje.
O que é a DRE?
Sendo um documento com importância tanto gerencial quanto contábil, a DRE fornece uma visão mais centralizada e simplificada dos principais indicadores financeiros do seu negócio. Com isso, é possível entender com mais clareza os seus resultados em relação ao período analisado: se houve lucro ou prejuízo e suas razões.
Em outras palavras, a DRE facilita a localização dos resultados líquidos da empresa durante sua análise.
Esses resultados são resultado da confrontação de diversos dados financeiros do negócio, como receitas, custos e despesas e tantos outros.
Qual a serventia da DRE?
A função mais estratégica da DRE é apurar o resultado líquido do negócio em um determinado exercício. Isso quer dizer que esse é um demonstrativo mais fácil de compreender e ser aplicado em estratégias da forma como cada gestor achar mais assertivo.
Ou seja, não é necessário desdobrar processos longos e demorados para entendê-lo e descobrir quais ações e períodos da empresa trouxeram mais resultados e quais foram prejudiciais.
Além disso, a DRE tem relação com o governo, uma vez que toda a empresa deve compartilhar a sua com a Receita Federal, que verifica se o cálculo dos impostos foi realizado corretamente, o que também impacta na Declaração de IRPF dos sócios da organização, já que os valores são confrontados.
Qual a diferença entre DRE e fluxo de caixa?
Qualquer um dos dois permite que o gestor realize o acompanhamento da saúde financeira da sua empresa, porém, tratam-se de ferramentas diferentes, mas completamente úteis: enquanto o fluxo de caixa é elaborado com o regime de caixa, a DRE é elaborada com o regime de competência.
Isso quer dizer que o primeiro facilita a visualização do capital em caixa, ou seja aquilo que você tem agora.
E a DRE amplia essa perspectiva, e oferece uma visão em um médio prazo, isso porque o documento conta com entradas e saídas, assim como o fluxo de caixa, mas também com todos os custos e despesas.
Quais informações compõem a DRE?
Apesar das informações que compõem a Demonstração de Resultado de Exercício serem fixadas por lei, nem todas as operações apresentam o mesmo relatório uma vez que os dados mudam conforme o porte da atividade. Porém, as principais informações que constam na DRE podem ser resumidas em:
Deduções e abatimentos: deduções sobre as vendas, impostos como ICMS ou ISS, descontos, devoluções e abatimentos;
Receita líquida e bruta: enquanto receita bruta, é adicionado todo o dinheiro que entrou no caixa durante o período considerado, e após descontar todos os impostos e deduções, é possível ter a receita líquida;
Despesas administrativas: é o caso de salários, aluguel, contas, comissionamento, multas, etc.
Custos produtos e serviços: gastos atrelados à operação e que mantêm o funcionamento da empresa, como custos de logística, gastos com matéria-prima e/ou embalagens;
Resultado líquido do exercício: esse é o valor alcançado após todos os custos e despesas do lucro bruto serem abatidos.
Conte um software especializado!
Como elaborar a DRE é lidar com diversos dados, várias receitas e despesas diferentes, a chance de erros acontecerem quando este processo é realizado manualmente é muito grande.
Por isso, o uso de um software de gestão é essencial para facilitar não somente a leitura desses dados, mas também garantir agilidade, segurança e eficiência na hora de gerar o demonstrativo do seu negócio. Apostar na automatização é essencial para que esse processo seja mais ágil e eficiente dentro do seu negócio.
Automatize seus processos com Viasoft Analytics
Com o Viasoft Analytics você automatiza processos e deixa rotinas financeiras mais ágeis para elaborar estratégias assertivas e otimizadas.
Invista no seu negócio e tenha acesso a dados essenciais que serão o diferencial da sua gestão, entre em contato e descubra todas as ferramentas à sua disposição para que você possa evoluir mais.