A diferença é que o consumidor usufrui do produto, não necessariamente aquela que decide a compra. O Shopper é a pessoa que decide no ponto de venda e é por isso que as pesquisas em sites são feitos quase sempre etnograficamente. Falando em segmentação, pode-se segmentar do ponto de vista demográfico, por classes que é algo convencional, mas além disso é tão importante quanto segmentar o Shopper no sentido comportamental.
Existem vários perfis, isso é, a maneira como a pessoa se comunica com a marca, com a loja como ela procura a compra. Há categorias em que ele é mais objetivo, racional, outras ele é mais hedonista, se preocupa com o seu prazer, outras ainda, mais preocupados com status e poder.
Há uma transformação do varejo físico para o varejo digital, as gerações X, Y são gerações digitais e a Alpha vai ser muito mais. Obviamente isso está impactando o varejo que se torna cada dia mais Omnichanel.
Várias pesquisas mostram a redução de fluxo de pessoas em loja, isso não significa necessariamente diminuição de compra, significa apenas, que as pessoas estão primeiro consultando online os produtos, seus desejos, as lojas e depois elas vão muito mais focadas no ponto de venda.De fato, é um caminho digital sem volta para todo o varejo.
Para identificar o perfil desse cliente, o perfil do varejo, do shopping é muito importante que se faça estudos em relação a esse perfil. A base de todo estudo do Shopper é a base sensitiva, você vê uma marca na TV, no anuncio do jornal, mas pode chegar numa loja e mudar completamente a percepção dessa marca e comprar outro produto. Isso quer dizer que você não vai agir só na mente, mas também na sensibilidade do cliente, seja com o perfume da marca, seja a forma como ela está exposta ou a maneira como ela cria experiencia da loja. Portanto, ela tem o momento da verdade no ponto de venda, a sua marca vai ser outra no ponto de venda.
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Qual a melhor forma de aproximar o Shopper da sua loja?
Algumas coisas são muito importantes, muitas vezes um arquiteto faz um projeto e ele não vai ter consciência dessa reação do publico a essa loja. O sucesso do lojista depende muito do foco, ele tem que focar em um conceito, num tipo de consumidor, seja idade, comportamento, não da para agradar todo mundo a todo momento e muitas vezes o varejista não conhece o seu cliente, ele só imagina o que o seu cliente deseja e na verdade é muito importante que o varejo se aproxime desse cliente de uma forma real, que ele não fique preço a paradigmas interiores e que ele realmente ouse mudar e ouse alcançar aquilo que as pessoas desejam.
A tecnologia pode ajudar nessa aproximação com o CRM, um módulo que controla e otimiza os processos de cadastro e histórico de compra do cliente, tornando a relação loja x shopper mais próxima e real. Conheça o VIASOFT CONSTRUSHOW, uma ferramenta completa que permite o controle de todos os movimentos do CRM, financeiros e administrativos da sua empresa.
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