É comum que empresas negligenciem o investimento em otimização de processos que realizam diariamente e que têm um impacto significativo a curto e a longo prazo. Muitos fatores dependem do tempo utilizado e eficiência concebida em rotinas. O atendimento ao cliente é um desses fatores.
Um bom atendimento ao cliente é um processo que vale a pena
Antes de investir na sua imagem e qualidade de serviço, é preciso garantir que você possui a base para tornar esse processo seguro e livre de falhas, tendo planos estratégicos e táticos bem definidos e planejados.
Uma das principais decisões estratégicas que uma empresa pode tomar é a de investir em uma solução única, mas que otimiza o trabalho do início ao fim: um sistema de gestão.
Ter como resultado o bom atendimento ao cliente é consequência de uma série de decisões capazes de possibilitar a realização de mais dentro da empresa. Um sistema de gestão faz isso da melhor maneira: poupando tempo, recursos e aumentando a produtividade.
Quando os processos passam a ser otimizados a partir de suas raízes, as melhorias fluem naturalmente. Não adianta “levar nas coxas” as rotinas e aí tentar “consertar” apenas o atendimento ao cliente, você estará cavando um buraco para tapar outro. Se esforçará para que o seu cliente fique satisfeito enquanto negligenciará os processos que tornam possível atendê-lo com eficiência.
Comece do começo
É óbvio, mas faz todo o sentido, concorda? Os fins são projetados pelo começo e, por isso, é o começo que deve ser tratado quando há problemas. E, é por isso, também, que o investimento num sistema de gestão faz todo o sentido para a sua empresa. Ainda mais se for especializado no seu segmento, pois haverá a certeza de que cada um dos processos – rotineiros ou complexos e específicos do setor – serão otimizados pela tecnologia e pela implantação das melhores práticas de gestão que um bom sistema traz como consequência.
Conformado ou não com os processos internos, se você quer melhorar o atendimento ao cliente, terá de começar do começo ou isso não será possível.
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