Logística Outbound: todo erro chega até o cliente

A Logística Outbound é um processo delicado por, na maioria das vezes, ter contato direto com o consumidor final, que é quem carrega a reputação da sua empresa. Segundo Kotler, um cliente insatisfeito relata para pelo menos 11 pessoas sobre sua má experiência com uma marca. Mas é claro que na era das redes sociais esse […]

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A Logística Outbound é um processo delicado por, na maioria das vezes, ter contato direto com o consumidor final, que é quem carrega a reputação da sua empresa. Segundo Kotler, um cliente insatisfeito relata para pelo menos 11 pessoas sobre sua má experiência com uma marca. Mas é claro que na era das redes sociais esse número se multiplica e o alcance da experiência boa ou ruim de um cliente é absurdo.

Por isso é preciso certificar-se de que as suas operações não estão afetando a experiência e satisfação do cliente com o seu serviço, pois, qualquer erro, por menor que seja, vai chegar até ele. Deixar passar a oportunidade de ter um novo cliente custa menos do que proporcionar um mau atendimento a um cliente que você já tem. “Notícia ruim corre rápido”, não é só um ditado, é realidade na era de clientes exigentes e de Reclame Aqui.

A Logística Outbound requer atenção redobrada

Quando o assunto é Logística, já é certo que cada um dos processos tem alguma ou algumas particularidades. E quando se trata de Logística Outbound os processos são ainda mais complicados. É que atrasos na fabricação ou até mesmo antes disso dão margem para que você recupere esse tempo, não sem prejuízos, claro (leia nosso post sobre Logística Inbound através desse link: viasoft.com.br/suprimentos-tecnologicos-basicos-de-que-a-logistica-inbound-precisa/), mas na Outbound não há essa margem: ou o cliente recebe no dia certo ou não.

É preciso ser extremamente minucioso para conseguir gerir o tempo em cada ciclo do pedido, organizar pedidos de trocas e devoluções dentro dos prazos prometidos e estipulados entre os tantos outros detalhes das operações da Logística Outbound que precisam ser tratados com organização e segurança para garantir um atendimento, no mínimo, adequado para o cliente.

Como garantir a satisfação dos clientes

Não dependa do fator humano. Invista num sistema capaz de monitorar, registrar e aumentar o seu poder sobre os processos ocorridos dentro da sua empresa para que também tenha a competência de oferecer diferenciais suficientes para fazer da sua marca uma boa experiência aos clientes.

Assim como as críticas, os elogios estão alcançando cada vez mais pessoas e propaganda boca a boca é uma das formas mais eficientes de se destacar no mercado.

Chegar a ponto de ser recomendado pelos clientes é um processo

E um processo permanente. Primeiro você precisa garantir a base da sua empresa: o sistema de gestão que você usa. Ele precisa agir como solução e não como mais um problema a ser resolvido. Ou seja, ele precisa entender o que você faz, ser especializado no que você realiza e ainda quer realizar e agir como um parceiro que oferece o suporte tecnológico necessário.

A partir dessa base eficiente em tecnologia você já será capaz de desenvolver e aplicar os diferenciais de que precisa.

Os sistemas WMS já são capazes de oferecer diferenciais notáveis e relevantes especificamente para os seus clientes:

O VIASOFT FORLOG é um sistema WMS que dá todo o suporte tecnológico específico de que você precisa com todas as particularidades que a Logística Outbound requer. O sistema torna possível a análise de todas as operações que estão sendo realizadas através de um único painel de gerenciamento e repassa informações em tempo real, oferecendo a flexibilidade necessária respeitando as especificidades das operações e a execução dos processos. Isso quer dizer que ele garante com segurança o cumprimento de cada ciclo dos pedidos, garante organização das coletas em casos de devoluções solicitadas e outras particularidades que podem requerer agilidade e flexibilidade do sistema.

Garantindo a flexibilidade e segurança, você não precisará se preocupar com atrasos, garantindo que os produtos cheguem aos clientes sempre em tempo, sem transtornos ou gastos desnecessários, além de tornar trocas e devoluções descomplicadas para que a experiência do cliente com a sua marca seja a melhor possível e você não seja “a notícia ruim que corre rápido”.

Quer saber mais? Acesse o site do VIASOFT FORLOG.

Você também pode agendar uma demonstração, basta preencher o formulário nesse link: viasoft.com.br/ligamos-para-voce/. Um de nossos especialistas em Logística liga para você na data marcada.

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