Líder produtivo: a resposta para uma gestão eficiente!

Ser um líder produtivo é a resposta para uma gestão mais eficiente, pautada no cumprimento de metas e na conquista de resultados.

Viasoft |
Por

De certa forma, liderança e produtividade são conceitos distintos, e muitas vezes contar com um líder produtivo faz a diferença em diversos aspectos da organização.

Ou seja, é muito comum que líderes cobrem um rendimento além do necessário.

Porém, na verdade, esses líderes também podem ser os grandes responsáveis pela baixa produtividade das tarefas.

Luciano Santos, Diretor do Facebook, certa vez disse:

“Ser produtivo é fazer seu trabalho de 8 horas em 6, e não trabalhar as 8 horas mais 6”.

Segundo um estudo realizado ainda em junho de 2021 pela Universidade de Chicago, a quantidade de reuniões online e as contínuas interrupções por notificações incidem na baixa produtividade, desatenção, fadiga e horas extras.

Nesse sentido, é comum que gestores se perguntem como transformar lideranças e aumentar a produtividade de toda a equipe.

Continue a leitura para saber como fazer a sua empresa trilhar esse caminho com sucesso!

O que é ser um líder produtivo?

Antes de mais nada, é preciso dizer que produtividade é fazer mais e melhor, com eficiência.

Em uma realidade pautada em cobranças, um líder desmotivado, por exemplo, que pareça estar sempre cansado e cheio de demandas é um fator que baixa a produtividade da equipe.

Ser líder e ser produtivo, nesse contexto, é proporcionar à equipe um equilíbrio entre prazos e qualidade tangíveis, feedbacks contínuos e estímulo ao desenvolvimento.

Em outras palavras, a função da liderança é gerir pessoas para entregar competências técnicas e comportamentais, alinhadas aos objetivos.

Considerando, ainda, não somente a cultura organizacional do negócio, mas também todas as características pessoais e emocionais que fazem uma equipe ser mais única, assertiva e produtiva.

Quais os passos para um líder ser mais produtivo?

1) Planejamento

Primeiramente, para se atingir qualquer objetivo estratégico e organizacional, é preciso fazer um planejamento assertivo.

Organizar ações com métodos ágeis ajudam a entender as ações com mais clareza.

Procurar sempre desenvolver novas técnicas e metodologias, construir uma bagagem vai ajudar a extrair o máximo resultado de cada situação.

2) Clareza

Uma comunicação clara e precisa é um ativo valioso a ser mantido no negócio.

Afinal, uma comunicação fluida permite que resultados sejam mais precisos e que a equipe seja mais alinhada, em constante sintonia com as demandas a serem entregues.

Saber como comunicar como cada demanda deve ser realizada é uma skill crucial em um líder produtivo, isso porque uma comunicação com ruídos leva à perda de tempo e, certamente, ao prejuízo.

Ou seja, a equipe fica desmotivada e perde a segurança em suas decisões. Por isso um líder precisa ter constante assertividade em suas tarefas.

3) Desenvolvimento

Primeiramente, manter um desenvolvimento constante não somente das lideranças, mas, também, das equipes lideradas é extremamente importante.

Em um mercado tão plural e competitivo, é necessário que profissionais se especializem e tenham contato com diversas especificidades.

Isso quer dizer que quanto mais conhecimento líderes e liderados possuem, mais autonomia para sugerir ideias e tomar decisões.

Por outro lado, esse também é um papel do líder, que deve buscar um desenvolvimento constante, construindo bagagens ricas que permitem um know-how único e extremamente valioso para uma rotina mais assertiva.

4) Análise de resultados

Por fim, uma das ferramentas mais cruciais para um líder produtivo é a análise de resultados e o monitoramento do cumprimento de metas.

Com um software de gestão especializado no segmento, que padronize rotinas, facilite processos e agilize resultados, líderes e gestores promovem uma prática mais otimizada e pautada na realidade da empresa.

Crie indicadores de acordo com a realidade do segmento de atuação, entenda a realidade da sua equipe, defina metas de acordo com todos os setores da sua empresa.

Um líder produtivo, preciso e precavido é uma peça fundamental no crescimento que transforma a realidade do negócio.

Viasoft, a resposta para líderes e gestores produtivos

Há mais de 30 anos no mercado, a Viasoft é especialista em oferecer soluções projetadas de acordo com as particularidades de cada segmento onde atua.

Com ERPs projetados por profissionais engajados em ajudar mais, a Viasoft é referência em boas práticas de gestão, e consegue transformar os resultados de diversas empresas através da tecnologia otimizada.

Entre em contato, conheça as soluções Viasoft e descubra uma possibilidade única de transformar seus resultados.

líder

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!