Por que o distribuidor precisa de Business Intelligence hoje mesmo?

A gestão guiada por dados é uma realidade da qual o distribuidor não escapa, principalmente considerando o constante crescimento e evolução. 

Viasoft , Viasoft Analytics |
Por

Antes de mais nada, a gestão guiada por dados é uma realidade da qual o distribuidor não escapa, afinal, esse é um segmento em constante crescimento e evolução. 

Segundo a ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa, em fevereiro de 2021 o distribuidor teve um crescimento nominal de 6,07% no faturamento do setor, em comparação com o mesmo período de 2020. 

Ou seja, em uma realidade totalmente pautada na fidelização, ter soluções ágeis é o fator decisivo na venda para seu cliente.

Com um BI assertivo e especialista no negócio você analisa dados com mais assertividade, monitorando a constante evolução da operação. 

A tecnologia otimizada deve ser sua maior aliada em um ano cheio de possibilidades. Continue a leitura para saber mais! 

Software de gestão integrado ao BI para o distribuidor

Antes de mais nada, vamos falar da importância da integração. 

Um software de gestão especializado no seu segmento, aos poucos, está deixando de ser um diferencial e passando a ser uma necessidade vital. 

Isso porque a precisão dos dados, a automação de rotinas e a agilidade na tomada de decisão são essenciais na fidelização. 

Ou seja, um gestor com o controle amplo do seu negócio é mais preparado e desenvolve estratégias eficientes que atingem maiores resultados. 

Com o poder de um software de gestão e a precisão de dados de um BI integrado a isso, a realidade do negócio é completamente diferente. 

Analise estoque, vendas, produtividade e tantos outros indicadores com mais segurança e precisão, tome decisões e planeje práticas que vão realmente transformar o seu negócio. 

Motivos para o distribuidor contar com a tecnologia

Primeiramente, a tecnologia especializada, como dito acima, é vital para o crescimento da sua operação.

Contar com um software de gestão integrado ao BI é uma boa prática de gestão que baliza o crescimento do seu negócio e garante o crescimento. 

Pensando nisso, deixamos aqui três motivos para demonstrar a importância da tecnologia especializada dentro da sua operação. 

  • Muitas planilhas

Imagine que um diretor comercial precisa de informações atualizadas, vindas dos diversos setores para analisar a performance do negócio. 

Quando o controle é feito manualmente, essa reunião demora a ser realizada, justamente pela dificuldade em reunir informações precisas de determinados períodos. 

Os responsáveis precisam fazer contas e mais contas, analisar diversas planilhas e compilar tudo em um arquivo que faça sentido. 

Esse processo manual, além de impactar negativamente a produtividade do negócio, pode gerar diversos prejuízos se alguma informação, infelizmente, estiver errada. 

Em outras palavras, em um contexto tão imediatista quanto o varejo, é essencial que uma tecnologia facilitadora, que automatize processos e resultados, esteja implementada no negócio.  

  • Dados velhos x problemas novos 

Nesse sentido, é fácil perceber como o mercado da distribuição é dinâmico, e cada vez mais conduzido pela vontade do consumidor final. 

Ou seja, essa agilidade precisa existir também na gestão do negócio, justamente para acompanhar a evolução do mercado. 

E essa evolução, por sua vez, demanda a criação de novos indicadores e métricas que auxiliem o negócio na conquista de novos objetivos. 

Por exemplo, se não existem novos indicadores que façam sentido na realidade do negócio, não é possível tomar decisões que resolvam problemas atuais. 

Tais como atrasos em rotas de entrega, perda de produtividade, baixa rotatividade de estoque, rupturas, etc.  

Para o novo perfil de consumidor, contar com novos indicadores e dados constantemente atualizados é primordial, por isso, um BI é essencial na gestão de um distribuidor. 

  • Atuando sem controle 

Tentar aplicar boas práticas de gestão em uma empresa sem BI é a mesma coisa que tentar pilotar um avião sem painel de controle. 

Isso quer dizer que além de uma equipe insegura na atuação diária, as estratégias inadequadas não atendem o que você precisa, justamente porque não há certeza de qual caminho percorrer. 

Isso quer dizer, basicamente, que um BI permite criar dashboards com os indicadores de performance e com esses painéis, é possível direcionar as rotinas da equipe e transformá-las em algo assertivo e otimizado. 

Como resultado, há padronização de informações, facilidade de leitura, projeção de resultados, redução de custos e muito mais: isso quer dizer que com o poder de um BI dentro do setor varejista está na possibilidade única de realizar mais no menor tempo possível, com a garantia de acerto e crescimento do negócio.

É hora de evoluir com Viasoft Analytics

O BI integrado ao ERP Viasoft é a resposta para uma gestão mais eficaz, pautada na precisão de todas as informações. 

Orientado às melhores práticas de gestão e com o intuito de fazer o seu negócio crescer através da projeção de informações, de análises assertivas e práticas mais precisas, o Viasoft Analytics é o BI certo para transformar seus resultados. 

Entre em contato agora mesmo e saiba como descobrir o verdadeiro potencial do seu negócio. Conheça o Viasoft Analytics! 

distribuidor

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!