As lideranças serão mais desafiadas em 2022: você está preparado?

As lideranças enfrentam diversos desafios, muitas vezes ligados ao contexto vivido pela sociedade, pelo mercado ou por outras variantes.

Viasoft |
Por

As lideranças enfrentam diversos desafios, muitas vezes ligados ao contexto vivido pela sociedade, pelo mercado ou por diversas outras variantes.

Essa máxima pode ser observada em uma pesquisa realizada pelo Valor Econômico ainda em dezembro de 2021, onde 79% dos maiores executivos das empresas do país indicaram como preocupação a gravidade dos problemas sociais e o medo da desunião.

Ou seja, percebemos que é necessário que as empresas entendam os problemas atuais e se preparem para enfrentá-los.

Seja na cultura organizacional, na contratação de novos talentos, na retenção de profissionais ou no estabelecimento de novas metas, os gestores precisam se preparar para esses novos desafios.

Continue a leitura para saber mais sobre esse conteúdo e começar a preparar suas estratégias com eficiência e resultado.

Como as lideranças devem se preparar?

Antes de mais nada, liderar uma equipe em direção ao crescimento e desenvolvimento é uma meta extremamente difícil.

É necessário entender o perfil de cada colaborador do seu time, seus pontos fortes e fracos, os objetivos dentro da carreira, justamente para que uma estratégia de desenvolvimento e crescimento seja proposta com assertividade e eficiência.

Em outras palavras um líder precisa, sem exceção, estar em constante sintonia com a cultura organizacional da empresa.

Isso é possível ao mapear o contexto de atuação, o momento vivido pelo segmento e os novos perfis de colaboradores, bem como suas maiores dores, são algumas práticas que trazem resultados assertivos.

Quais são os maiores desafios?

Segundo o Robert Half Talent Solutions, os 4 maiores desafios para que as lideranças fiquem atentas são:

Atração de profissionais qualificados

Ao questionar 387 profissionais responsáveis pelo recrutamento dentro de organizações brasileiras, 39% têm dificuldade para encontrar profissionais qualificados.

Ou seja, cada dia mais a gestão de pessoas e as lideranças precisam pensar maneiras de atrair profissionais qualificados.

Nesse contexto, o desenvolvimento de talentos dentro da empresa deve ser uma das premissas na hora da contratação, visto que colaboradores cada vez mais buscam por alternativas que alavanquem suas carreiras e os façam crescer pessoal e profissionalmente.

Desenvolvimento de profissionais

Primeiramente, com a pandemia e a necessidade de isolamento social, muitas empresas adotaram o modelo remoto e/ou híbrido.

Isso quer dizer que em detrimento de toda essa mudança organizacional e tecnológica, as empresas precisaram se reinventar e contar com soluções automatizadas.

Foi preciso balizar as skills de todos os colaboradores, uma vez que nem todos estavam preparados para essas mudanças. Em outras palavras, uma nova realidade pegou a todos de surpresa e diversas organizações precisaram garantir que seus respectivos times estavam preparados para essa mudança.

É por essa razão que treinamento e desenvolvimento constantes, adaptados à nova realidade do mercado, são essenciais, uma vez que isso demonstra como a empresa está comprometida com o crescimento de cada um.

Saúde mental do colaborador

É fundamental que as empresas se envolvam em debates e adotem ações em prol da prevenção da saúde emocional do colaborador.

Garantir um ambiente seguro e acolhedor, que promove a saúde física e emocional não somente é um diferencial crucial para todo o time de colaboradores, mas, também, facilita a retenção de talentos, uma vez que a cultura organizacional impacta positivamente na qualidade de vida de todos os colaboradores.

Existem diversas iniciativas que a empresa pode adotar para estimular os cuidados com a saúde mental, como:

  • Incentivo à prática de esportes;
  • Abertura para comunicação;
  • Cultura organizacional pautada na valorização do colaborador;
  • Acompanhamento do desenvolvimento;
  • Gratificação por bom desempenho;
  • Integração entre todos os colaboradores.

Retenção de talentos

Atualmente a valorização e retenção de profissionais capacitados é um dos principais desafios, que se não for cumprido corretamente traz uma série de problemas.

Mais do que uma prática humanizada, esse é um investimento que só traz benefícios para o negócio como um todo.

Se um colaborador não se sente reconhecido e valorizado, sendo que esses são fatores cada vez mais importantes para seu crescimento, as chances de que este talento desista são bem grandes.

Por isso é tão importante enxergar o capital humano com um valor quase inestimável.

Em outras palavras, algo a ser buscado em todos os colaboradores, visando o crescimento e desenvolvimento de todos.

Como transformar sua gestão em tempos desafiadores?

As lideranças, como um todo, enfrentam diversos tempos turbulentos, muitas vezes cheios de indecisão.

E nesses momentos, mais do que analisar as possibilidades de mudança e investimentos, é preciso entender de que forma as estratégias podem ser mais assertivas e eficazes.

Muitas vezes é comum que líderes se deparem com cenários desesperadores, onde as preocupações e as estratégias parecem não funcionar.

Antes de mais nada, analisar não somente os fatores contribuintes, mas, também, as oportunidades positivas que esses cenários podem trazer é fundamental.

Em outras palavras, investir constantemente em novas formas de automatizar rotinas, reconhecer conquistas e transformar a vida de todos os colaboradores.

Com Viasoft as lideranças vencem mais desafios todos os dias

As soluções projetadas pelas Viasoft têm uma única missão: transformar a sua realidade através de boas práticas de gestão que se provam rentáveis, facilitadoras e revolucionárias.

Com as ferramentas certas dentro do seu negócio você transforma resultados, identificar gargalos, oportunidades e direcionar suas decisões com mais agilidade e eficiência.

É hora de evoluir mais, entre em contato e conheça tudo que as soluções Viasoft tem a oferecer para a sua empresa ter ainda mais resultado.

lideranças

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!