Já pensou que o baixo desempenho do time pode ser culpa do líder?

A comunicação é a base de qualquer relacionamento. Seja qual for a natureza do relacionamento, passional, familiar ou profissional, a troca de informações, honestidade e respeito é necessária. O que separa as equipes de baixo desempenho das equipes de alto desempenho, não é necessariamente o talento ou a habilidade, mas a capacidade de trabalhar em […]

Gestão de pessoas , Viasoft |
Por

A comunicação é a base de qualquer relacionamento. Seja qual for a natureza do relacionamento, passional, familiar ou profissional, a troca de informações, honestidade e respeito é necessária. O que separa as equipes de baixo desempenho das equipes de alto desempenho, não é necessariamente o talento ou a habilidade, mas a capacidade de trabalhar em conjunto por um objetivo comum. Como líder de um grupo, é sua responsabilidade garantir que todos sigam o mesmo propósito por meio de linhas de comunicação abertas. 

Depois do início da pandemia, o trabalho dos líderes se tratando da comunicação ficou ainda mais desafiador: com parte dos profissionais trabalhando de casa, lideranças e RH tiveram de descobrir novas maneiras de manter seus times engajados, motivados e produtivos em meio a um cenário pouco encorajador, em que a saúde física e mental dos colaboradores também demandava mais cuidado.

O papel do líder na capacidade de desempenho do time

O papel do líder dentro de uma organização está diretamente ligado ao poder de conduzir e influenciar toda a equipe, acontecimentos e decisões dentro da empresa. É de suma importância que os líderes invistam tempo no relacionamento com cada colaborador, acompanhando e dando feedbacks frequentes, entre outras ações. 

Para ilustrar melhor o papel do líder do baixo ou alto desempenho do time, de acordo com estudos da Gallup, o líder tem influência de até 70% no engajamento dos funcionários com o negócio, e o mais assustador: a grande maioria não está preparada para isso.

Abaixo, listamos três benefícios de fortalecer a comunicação para manter a sintonia da sua equipe. Em breve, mais conteúdos sobre o tema estarão disponíveis para leitura em nosso blog, siga a @viasoftoficial nas redes sociais e não perca nenhum conteúdo!

Incentivo à colaboração

Às vezes, o melhor trabalho surge de uma discussão colaborativa entre os membros da equipe, onde as ideias podem ser repassadas umas às outras até que a correta seja descoberta. Promover um ambiente onde os membros da equipe possam expressar suas ideias e entender que elas serão levadas em consideração criará um ambiente de trabalho mais forte e positivo. Certifique-se de reservar um tempo para discutir sobre estratégias de prospecção ou crescimento do negócio com seus liderados. 

Motivação adequada

A comunicação eficaz e transparente com sua equipe permite que você entenda suas necessidades e desejos. Para liderar com eficácia, você precisa saber o que motiva as pessoas que estão no seu time. Cada pessoa é motivada por razões diferentes. Agende reuniões e feedbacks individuais com os membros da equipe e aprofunde-se para entender o que os motiva. Como líder, isso o ajudará a gerenciar cada membro da equipe com eficácia e também fornecerá o feedback e as recompensas apropriadas para aumentar o desempenho, o reconhecimento e a satisfação. Alguns membros da equipe preferem um bônus, por exemplo, enquanto outros preferem dias de férias adicionais. Sua equipe apreciará o esforço que você fez e a linha de comunicação transparente permitirá colaboradores motivados e leais.

Resolução de problemas

Um dos maiores e mais lucrativos benefícios de uma boa comunicação é a capacidade de resolver os problemas antes que eles se transformem em prejuízos. Gerar momentos para a discussão de soluções para problemas ou mesmo potenciais problemas que podem surgir, dá à sua equipe a oportunidade de pensar estrategicamente por conta própria e trabalhar em conjunto para encontrar a solução adequada. Essas discussões guiadas são essenciais para equipes de alta performance, incentivam o diálogo aberto e promovem um ambiente de resolução colaborativa de problemas. Se você não tem uma cultura de comunicação entre sua equipe, estabeleça uma a partir de hoje para garantir um futuro positivo para o seu negócio.

Você pode ter apoio para aumentar o desempenho do seu time

Liderar é um grande desafio, mas não precisa ser tão difícil. Com uma plataforma de gestão de pessoas como o Nela, alcançar uma boa comunicação entre a sua equipe e até mesmo entre todos os colaboradores da sua empresa é descomplicado. O Nela tem uma solução para cada uma das suas necessidades no que diz respeito à gestão de pessoas e desempenho. 

Saiba o que uma plataforma de gestão de pessoas e desempenho completa pode fazer pela comunicação do seu time e pela sua capacidade de liderança. 

Acesse nela.com.br e conheça a escolha número dos líderes de times de alta performance.

desempenho

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!