A sua empresa é consolidada no mercado? Então, para desenvolver alta gestão, você certamente usará a tecnologia Blockchain. Para haver inovação nas empresas é preciso pessoal que domine assuntos como esse.
Diariamente, as pessoas falam sobre inovação nas empresas, mas ela acontece nessa mesma proporção?
Falar sobre tecnologia é sempre interessante, mas incluir inovação na estratégia da empresa exige ajustar modelo de negócios e desenvolver talentos.
Contudo, o grau de conhecimento dos executivos sobre as principais tecnologias emergentes é baixo. Resolvemos falar sobre blockchain, porque é uma tecnologia que promete revolucionar diversas áreas de negócio e, inclusive, da vida de qualquer cidadão. Um estudo publicado pelo Valor Econômico, no entanto, mostrou que a inovação é praticamente uma desconhecida para 70% dos empresários brasileiros.
Por que blockchain é uma interessantíssima inovação nas empresas?
O blockchain é uma rede de dados que funciona como um livro razão nas empresas, em que, para cada registro de transação, é gerada uma assinatura digital, o hash, que é uma espécie de impressão digital do documento. Todas as transações feitas na rede blockchain são registradas em tempo real em vários computadores, que compartilham uma arquitetura para minerar as informações: confirmam mutuamente o local e hora do registro e chegam ao consenso sobre a autenticidade do arquivo.
Já vemos duas grandes vantagens: como fica numa cadeia de blocos, não é necessário depender de um servidor central para salvar os dados, e a garantia de que esses dados sejam completos, consistentes, datados, precisos e amplamente disponíveis.
Idealizada em 1991, essa tecnologia ficou popular em 2009, quando ficou associada ao Bitcoin, unidade monetária livre e descentralizada. Um uso prático bem recorrente de blockchains, entretanto, é nos Smart Contracts, que é a transação em que contratos são autenticados virtualmente, e entidades de diversas partes do mundo podem fazer negócios pela internet sem necessidade de deslocamentos e de intermediários centralizados.
Várias empresas do mundo usam blockchain para diversos fins, o Walmart, Nestlé, Unilever, por exemplo, usam para melhorar a eficiência e a segurança da cadeia de suprimentos. Com as informações registradas na cadeia de blocos é muito mais fácil garantir rastreabilidade, procedência e todo tipo de detalhamento sobre cada produto de forma muito mais rápida, além de tornar as empresas muito mais transparentes, democráticas, descentralizadas, eficientes e seguras, já que as informações não ficam retidas em único centro de monitoramento.
No que diz respeito à validação e autenticação de documentos, a tecnologia possibilita autenticar documentos sem a necessidade de uma entidade central reguladora. Ou seja, é extinguida a necessidade de uma autoridade central, assim como a do documento físico. É por isso que muitos afirmam que o blockchain veio para decretar a morte dos cartórios e fazer o poder, finalmente, deixar de ser centralizado na mão do governo e passar para a mão do povo.
Inovação nas empresas deve começar agora.
Os executivos reconhecem seu potencial disruptivo, mas não conhecem a fundo seu real impacto. Dessa forma, a maioria da inovação nas empresas só acontece em reação das marcas aos seus concorrentes.
Sobre blockchain, o mais aconselhável é tomar atitudes desde já. O que fazer primeiro? Digitalizar a gestão, armazenar arquivos com segurança, virtualizar as transações. É algo que você pode fazer com um sistema de gestão que oferece soluções in-Cloud.
As soluções em gestão empresarial da VIASOFT oferecem a possibilidade de combinar o poder da análise de dados com a tecnologia in-Cloud, para tomar decisões mais acertadas em tempo real e a comodidade de total acesso via web. Alta gestão e cultura de inovação é a marca da VIASOFT.
Conheça as soluções VIASOFT, acesse nosso site.
Quer uma conversa mais aprofundada sobre inovação na sua empresa? Fale com um dos nossos especialistas, é só preencher o formulário e nós ligamos para você: viasoft.com.br/ligamos-para-voce/.