Para aumentar produtividade, superando desafios sem grandes percalços, é preciso analisar o que foi feito e seguir algumas coordenadas.
O PMI (Project Management Institute), maior associação sem fins lucrativos do mundo para profissionais de gerenciamento de projetos, apontou que o Brasil fechou o ano de 2018 com produtividade mais forte dos últimos nove meses, e mostra também o que aumentou o ritmo da aceleração da produção a fim de ser conservado e potencializado para este ano de 2019.
Evidentemente, os fatores externos às indústrias foram os que mais contribuíram para esse movimento em sentido positivo, como a recuperação na demanda doméstica com alto nível de otimismo. Otimismo que, no entanto, não impediu a redução de empregos em relação ao que geralmente se espera para o mês de dezembro.
Ainda assim, a demanda doméstica por produtos brasileiros aumentou de uma forma que mesmo sem novas contratações, obrigou a indústria a aumentar a produtividade. As vendas da indústria brasileira, graças à essa melhora, mostraram um crescimento mais forte desde março, e a intensificação da produção, se bem conduzida, promete se manter por esse ano que se inicia e, inclusive, recuperar os empregos.
Mas é preciso atentar aos fatores essenciais dessa arrancada.
______________________________________________________________
Tudo que você precisa para elevar a produtividade da sua indústria em 2019 está aqui. Confira!
______________________________________________________________
Os volumes de novos pedidos aumentaram para a indústria nas categorias de bens de consumo e de bens intermediários, embora tenha se notado contração entre os fabricantes de bens de capital.
Portanto, as notícias são boas para as indústrias de pequeno e médio porte que são geralmente quem fica a cargo da fabricação de bens de consumo e intermediários.
O que se notou como estimulador da produtividade nessas indústrias
O PMI da indústria brasileira nessas categorias ficou em 52,6 em dezembro, mantendo o recorde alcançado em novembro com 52,7, indicando nessas empresas um fortalecimento adicional nas condições operacionais em todo o setor, uma vez que, para esses índices valores acima de 50 indicam crescimento.
Devido à inflação, contudo, os preços de insumos voltaram a aumentar no último mês do ano, ainda assim, a produtividade se elevou, e as estratégias para isso foram analisar os índices dos meses passados e verificar quais fornecedores concederam as melhores negociações.
Produtividade aumenta mediante poder de análise
Análises sobre as reações do mercado diante da subida da inflação e sobre os históricos de negociações com fornecedores e clientes foram o principal motor para driblar as consequências ruins dos preços altos e da impossibilidade de novas contratações.
Para que análises sejam reais elas precisam ser sobre dados reais e informações verdadeiras, por isso a importância de gerar históricos em tempo real tanto das negociações com fornecedores como das negociações com os clientes. É o que sempre falamos aqui: sem dados apurados em tempo real não há análise, há apenas especulação.
Portanto, comece hoje: faça relatórios de todo tipo de negociação que você faz na sua indústria, e sempre haverá domínio real sobre todas as reações do mercado às condições adversas, bem como, meios para precaver a sua indústria a fim de ser capaz de elevar a produtividade, mesmo em momentos de altas dos preços e baixas no poder de compra dos clientes.
Relatórios em tempo real exigem ferramentas específicas para tanto.
VIASOFT KORP é uma solução em gestão industrial que permite fazer todo tipo de registro sobre a sua empresa, do chão de fábrica ao administrativo, de forma específica para o funcionamento das empresas de manufatura e intuitiva para o negócio.
Conheça a melhor solução para gestão de indústrias. Acesse o site do VIASOFT KORP.
Se quiser, você pode falar com um dos nossos especialistas hoje! Tire dúvidas, ou até agende uma demonstração, basta preencher este formulário: viasoft.com.br/ligamos-para-voce/ e nós entraremos em contato.