Iniciativa da VIASOFT transformou uma simples geladeira em estímulo à honestidade
Imagine um estabelecimento comercial sem caixa registradora ou câmeras, onde o cliente pega o produto e deixa o pagamento em um local indicado, sem a supervisão de ninguém. Seria possível que algo dessa forma fosse dar certo nos dias de hoje (e nos de ontem também)?
A VIASOFT resolveu apostar na honestidade de seus colaboradores e, a pedidos, disponibilizou uma geladeira cheia de bebidas no espaço Happy Hour — mesmo ambiente em que os colaboradores utilizam para lanchar e se divertir com os jogos de tabuleiro, sinuca, tênis de mesa, vídeo game. Essas bebidas tem um custo, claro, mas o pagamento é feito em uma urna que fica sobre o eletrodoméstico, sem a presença de nenhum conferencista ou câmeras. Mensalmente, é realizado um balanço sobre o valor investido e o arrecadado e, caso seja identificado “esquecimentos”, os preços dos produtos são reajustados para absorverem esses valores.
A corrupção é algo tão comum hoje em dia que acabamos desconfiando até das pessoas próximas. E engana-se que pensa que só os detentores de grandes poderes os utilizam para tirar vantagens sobre os outros. Para fazer parte dos índices corruptíveis basta ultrapassar os pequenos limites do dia a dia, como estacionar em vagas especiais, furar filas ou aceitar trocos errados.
Por mais que a honestidade pareça um desafio diante da cultura de corrupção que se implantou em nosso país, ela nada mais é do que um valor intrínseco, basta cultivá-lo. Por isso a VIASOFT cria iniciativas como esta, que valoriza a índole de sua equipe por confiar que responsabilidade lançada é sempre cumprida.
Por Mariana Salles
ViaSoft – Honestidade