Para centrais de compras, eficiência em gestão de estoque é essencial.
No varejo de alimentos, as centrais de compras têm reagido melhor ao momento econômico, mas o fato de a indústria ainda estar se reerguendo dos prejuízos da greve dos caminhoneiros tem afetado negativamente as negociações.
Isso provoca um efeito alarmante: pesquisa da Nielsen registrou que falta de produtos em supermercados aumentou de 13,55% para 13,9% de março para abril e se acentuou nos meses seguintes, chegando ao maior nível desde 2015. Esse índice é resultado do comportamento do consumidor que passou a comprar mais itens em promoção para folgar o bolso, e da indústria que interrompeu temporariamente a produção de alguns itens e tem subido preços.
A culpa na maior parte do tempo é da gestão de estoque e não do cenário adverso.
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
Centrais e associados também têm a sua parcela de culpa, pois, na maioria das vezes, utilizam sistemas de gestão diferentes, sem informações integradas, resultando em um estoque mal controlado e em rupturas nos pontos de venda. Dessa forma toda a distribuição é colocada em xeque, já que apenas algumas horas sem determinada mercadoria podem causar baixas que custam a reputação do estabelecimento. Já imaginou ficar sem a farinha para o pãozinho fresco das 8 da manhã ou das 6 da tarde?
A gestão de estoque e a logística de uma central de compras devem ser impecáveis!
Mesmo que a sua reação seja rápida em reparar enganos, por menores que sejam, a carga de retrabalhos é imensa, pois envolve rotinas com grandes deslocamentos e controles muito minuciosos. E, principalmente, porque para seu associado é inadmissível ter ruptura de estoque por um atraso seu. Contudo, sob tantos tipos de adversidade, ainda existem meios para ter estoques perfeitamente controlados.
A solução para gestão de estoque é softwares especializados em varejo de alimentos.
A gestão de estoque é o núcleo das transações entre centrais de compras e supermercados associados. E softwares específicos para esse segmento automatizam esses processos e permitem gerar inventários sobre tudo. Com inventários sobre essas transações é possível fazer levantamentos, a partir dos quais se planejam todas as ações da empresa para serem realizadas numa sequência que melhor atenda a todas as demandas de cada região.
Automatizar essas operações garante que o estoque seja estruturado de acordo com a organização sistematicamente estabelecida entre os supermercados. As movimentações do estoque dentro dessa estrutura acontecem com assertividade e, portanto, as equipes encarregadas não precisam dispensar tanto tempo em analisar pedidos, já que isso terá sido realizado pela ferramenta.
Restará, então, separar os lotes, que devido a automatização, torna-se uma tarefa mais leve, já que a ferramenta propicia atalhos, localiza produtos e evita grandes deslocamentos. A seguir, a expedição é feita com a segurança de rotas traçadas em prol da maior economia de recursos, isto é, chegando o mais breve possível aos supermercados e sem gastos maiores do que o necessário com transportes. Lembrando que se a central e os associados usarem o mesmo sistema de gestão, a integração das informações decorre com total ausência de erros e, ruptura de estoque nunca mais.
VIASOFT VIASUPER é o único software para gestão de supermercados que tem funções específicas para centrais de compras que otimizam de verdade a gestão de estoque e muito mais.
Acesse o site do VIASOFT VIASUPER.
Em caso de dúvidas ou se você quiser solicitar uma demonstração, preencha o formulário e alguém da nossa equipe entra em contato com você: viasoft.com.br/ligamos-para-voce/.