Futuro da logística: quais as skills necessárias para o novo profissional?

Com a tecnologia evoluindo, é necessário pensar nas skills necessárias para o novo profissional que atua dentro da operação logística.

Logística , Viasoft |
Por

Com os tempos mudando, a tecnologia evoluindo e novas tendências surgindo a cada momento, muito tem se falado acerca de um novo perfil profissional para o colaborador que atua dentro de uma operação logística.

Nesse sentido, é possível mapear as novas skills que são necessárias para um profissional mais atento e assertivo, pronto para oferecer soluções condizentes com a operação logística, além de preparado para realizar treinamentos e aperfeiçoamentos para ter mais certeza de suas ações.

Continue a leitura para descobrir as 4 skills necessárias para o profissional logístico do futuro.

1) Visão do todo

A logística é uma área que se relaciona com praticamente todas as áreas, sendo um pilar essencial para a assertividade nos resultados. Nesse sentido, o profissional logístico precisa ter uma visão sistêmica de todo o processo logístico, onde é possível colaborar com mais sinergia entre toda a equipe.

Ter consciência da importância de seu papel, compreendendo como este afeta os processos da organização, e agir com eficiência é uma das premissas essenciais para que este profissional possa garantir a satisfação do cliente através de um atendimento efetivo. 

2) Pensar em inovação

Ser capaz de observar softwares e outros recursos tecnológicos que possam propor inovação através de soluções assertivas é primordial para o profissional do futuro.

Cada vez mais, ao longo dos anos que estão se aproximando, é possível perceber que as atualizações e inovações começarão a acontecer ainda mais rapidamente, por isso, é necessário que este colaborador aprenda a dominar as inovações, pensar e propor novas soluções.

Ser capaz de interpretar dados e extrair insights ricos, aplicando-os à operação logística é uma das skills que este profissional precisa dispor para contribuir de forma a revolucionar os resultados.

3) O profissional precisa ser resiliente

Mais do que ter uma boa capacidade de se adaptar, ser resiliente é uma skill necessária dentro do ambiente logístico que por vezes pode ser desgastante e prejudica a produtividade.

O profissional da futura logística precisa ser flexível, afinal, a nossa realidade muda o tempo todo. É preciso ter uma atitude positiva, que permita encarar essas mudanças de uma forma ativa para minimizar prejuízos.

4) Raciocínio lógico para resolutividade de problemas

Não ter medo de assumir riscos, tomar decisões rápidas e assertivas e elaborar estratégias que solucionem problemas antes que eles aconteçam. O profissional do futuro para a logística precisa ter um bom raciocínio lógico.

Identificar problemas e promover soluções, que muitas vezes, podem ser aplicadas para melhorar não somente os resultados atingidos, mas também toda a cadeia de processos logísticos.

Ou seja, um profissional ágil, organizado e sem medo de arriscar em propor ideias com base em suas deduções fará toda a diferença para que a operação logística do futuro seja ainda mais assertiva e lucrativa.

O software certo para otimizar o rendimento do profissional de logística é Viasoft Forlog

Com a ferramenta certa dentro da sua operação, é possível automatizar processos, aumentar a produtividade e revolucionar os resultados de todas as áreas dentro da sua gestão.

O Viasoft Forlog é projetado por quem, há mais de 31 anos, é especialista em entender o seu segmento para oferecer as funcionalidades certas, que vão fazer você crescer e evoluir mais.

Entre em contato agora mesmo e descubra o verdadeiro potencial da sua operação logística!

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!