eSocial garante o cumprimento de leis trabalhistas
Estar preparado para atender à legislação brasileira e suas alterações, às vezes, pode ser uma maratona para os empresários, ainda mais quando o software de gestão utilizado não é planejado para atender tantas exigências. O eSocial é um exemplo de obrigatoriedade que vem tirando o sono de muita gente. O projeto do governo federal prevê unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos empregados. Segundo cronograma, os testes devem iniciar ainda nesse mês de março e deve acontecer durante os próximos meses antes de se tornar obrigatório a partir de setembro 2016.
Segundo a coordenadora do departamento Recursos Humanos da VIASOFT, Dulce Viola, a implantação desse projeto exige a atenção do setor, pois é necessário que as empresas mantenham os cadastros de seus colaboradores atualizados. “Estamos atentos as exigência e nossa base cadastral está atualizada, pois segundo cronograma do governo, o eSocial deve começar a ter validade a partir de setembro”, revela.
Benefícios
Dentre os benefícios que o programa oferece está à unificação das informações trabalhistas facilitando o acesso a elas e a diminuição, no futuro, de envio de outros arquivos obrigatórios como RAIS, DIRF, CAGED, SEFIP, entre outros. “Só vejo vantagem no eSocial, pois ele está sendo colocado em prática para facilitar o dia a dia de empresas. É uma garantia aos empregados de que seus benefícios serão cumpridos, pois a empresa que desrespeitar a lei será penalizada com multas”, salienta Dulce.
De acordo com a analista de requisitos, Kelly Ane Kehl, o software de gestão de pessoas da VIASOFT está preparado para atender as exigências. “Estamos aguardando a liberação do ambiente de testes, mas o nosso sistema já está moldado de acordo com o layout repassado pelo governo federal”, finaliza Kelly.
Por Graciele Novello Viacelli