Das casas e edifícios ao sistema de saneamento, aeroportos, hidroelétricas e estádios. O engenheiro civil é responsável por planejar tudo isso. Ele calcula, projeta e coloca em prática todo o tipo de obra civil, e se não fosse por ele, estaríamos ainda na idade da pedra.
Ele elabora projetos, avalia impactos ambientais, estuda soluções mais econômicas e contribui diretamente para o crescimento social e econômico do país. Além da construção, o engenheiro civil exerce funções de planejamento, administração, operação e manutenção da obra. Podendo ainda, se dedicar a pesquisa ou indústria sempre de olho no desenvolvimento sustentável do Brasil.
Muito além de ser o maior responsável por uma obra, o engenheiro civil tem que estar de olho na sustentabilidade social e ambiental, tem que ser capaz de liderar grandes esquipes, fazer planejamento operacional, estratégico e saber negociar.
O Brasil ainda forma menos engenheiros do que precisa, o mercado está atrás de novos profissionais bem preparados para reformar e construir desde as nossas casas à infraestrutura do país inteiro.
_________________________________________________
VIASOFT CONSTRUSHOW a escolha inteligente para empresas que querem evoluir
_____________________________________________________
Engenheiro civil, visto por outro lado…
Em 10 anos, o número de pessoas formadas em cursos relacionados a construção civil aumentou quase 14 vezes, mas a CNI (Confederação Nacional das Indústrias) diz que a qualidade dos cursos não está de acordo com o mercado.
No inicio dos anos 2000 a engenharia foi considerada a profissão do futuro. Com o crescimento econômico, as obras exigiam cada vez mais esses profissionais. Só na última década, o número de formandos nas áreas de engenharia, produção e construção aumentou quase 14 vezes.
Em 2007, 10 mil estudantes concluíram os cursos de engenharia e arquitetura, no ano passado, esse número subiu para 138,500 e ainda tem espaço para crescer mais. Em 2014, Rússia e Áustria tinham mais de 20 engenheiros para cada 10 mil habitantes, Portugal e Chile, cerca de 160 mil e no Brasil, menos de 5.
Os números são impressionantes, mas a CNI destaca alguns problemas. Além do Brasil precisar de mais engenheiros, os que se formam saem muito verdes das faculdades porque os currículos, ainda segundo a CNI, são distantes da realidade do mercado. Ela defende, ainda o fortalecimento e a modernização do ensino de engenharia no país. Preparar as pessoas com competências, habilidades com conteúdo técnico para enfrentar os desafios das tecnologias disruptivas, que já estão nos impactando.
Caso isso não aconteça, será cada vez mais difícil o Brasil se tornar um país inovador e competitivo.
O poder de decisão de compra do engenheiro civil, influencia diretamente em qual loja ele vai comprar. Através de parcerias e com a ajuda da tecnologia, você pode ter o engenheiro como um aliado. A tecnologia controla e otimiza os processos de gestão e através do CRM ajuda controlar e sugerir produtos e itens que o engenheiro precisa levar para a sua obra. Conheça o VIASOFT CONSTRUSHOW, uma ferramenta completa que permite o controle de todos os movimentos financeiros e administrativos da sua empresa.
Quer saber mais? Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.
Se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato.