Engajamento dos colaboradores: supermestimado ou necessário? Respondemos com dados

Hoje em dia, a importância do engajamento dos colaboradores tem sido relatada em todo tipo de lugar, apresentando-o como uma ferramenta estratégica quase que milagrosa para os desafios da gestão e produtividade. Será que é tudo isso? Tanta exposição e tanto alarde sobre o assunto faz muita gente duvidar sobre os reais efeitos que uma […]

Gestão de pessoas , Viasoft |
Por

Hoje em dia, a importância do engajamento dos colaboradores tem sido relatada em todo tipo de lugar, apresentando-o como uma ferramenta estratégica quase que milagrosa para os desafios da gestão e produtividade. Será que é tudo isso?

Tanta exposição e tanto alarde sobre o assunto faz muita gente duvidar sobre os reais efeitos que uma pessoa engajada, que veste a camisa do time, pode causar numa equipe.

O engajamento dos colaboradores não é uma bala de prata, mas pode ter alguns efeitos, sim, revolucionários. Não apenas em grandes organizações, mas especialmente na criação das grandes organizações, que não necessariamente tem a ver com o porte ou com o número de funcionários, mas com a qualidade do serviço e reconhecimento do mercado.

Abaixo, listamos 10 benefícios que um colaborador engajado apresenta para a organização e todo seu ecossistema. 

1. Maior segurança do colaborador

O engajamento dos colaboradores é a força da conexão mental e emocional que eles sentem em relação ao seu local de trabalho. Os colaboradores engajados estão mais conectados à organização e mais conscientes do que os rodeia. Uma pesquisa da Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos EUA, mostrou que 70% menos incidentes de segurança ocorrem em locais de trabalho altamente engajados. Ao invés de se preocuparem se há espaço para crescerem profissionalmente ou se os seus respectivos líderes gostam dele, colaboradores engajados se concentram em seus trabalhos.

2. Melhor saúde para os colaboradores

Colaboradores engajados são:

  • Menos propensos a sofrerem de doenças crônicas;
  • Mais propensos a comer de forma saudável;
  • Mais propensos a fazerem exercícios.

O motivo é que locais de trabalho engajados tendem a mostrar mais respeito pelas necessidades dos colaboradores, incentivando-os a cuidar de forma adequada da sua saúde. Uma empresa que se preocupa com engajamento, consequentemente desenvolve políticas que estimulam bem-estar, como horários flexíveis, lanches saudáveis e esportes patrocinados pela empresa. Colaboradores saudáveis ​​fornecem inúmeros benefícios para uma organização. 

3. Colaboradores mais felizes

Organizações altamente engajadas não precisam recorrer a mecanismos como pressão, demissão ou outros comportamentos de alto estresse para motivar os colaboradores. Em vez disso, essas organizações usam práticas como reconhecimento, reuniões individuais e feedbacks de diversos modelos para impulsionar o desempenho.

Leia como realizar feedbacks produtivos em nosso blog clicando aqui.

Sem ameaças e preocupações desnecessárias, os funcionários aumentam seus níveis de felicidade e colaboradores felizes são retornos financeiros melhores às organizações. A Associação Americana de Psicologia estima que mais de 500 bilhões de dólares são perdidos todos os anos devido ao estresse no local de trabalho.

 

4. Maior satisfação do colaborador

A satisfação do colaborador é diferente do engajamento. A satisfação mede um nível mínimo, enquanto o engajamento tenta fazer com que todos alcancem um nível superior. No entanto, essa diferença não significa que essa não deva ser uma meta.

Segundo o Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho, a nota média do brasileiro para sua satisfação com o trabalho é de 6,8 pontos de 10. O indíce só aumentou agora, surpreendentemente, com a chegada da pandemia que culminou na adoção do home office.  

5. Melhor vida doméstica

Funcionários engajados têm uma vida pessoal mais feliz. Pessoas que têm experiências positivas no trabalho se sentem mais capazes de lidar com os problemas em casa.

Em outras palavras, o engajamento dos colaboradores é benéfico para além do seu local de trabalho, também afeta a família de cada um. Pois é possível chegar em casa sem grandes reclamações e frustrações vindas do trabalho e ter mais energia para brincar com os filhos, por exemplo.

6. Menor absenteísmo 

Colaboradores engajados investem em seu trabalho e se preocupam com o sucesso de sua equipe. Faz sentido, então, que não queiram faltar ao trabalho sem um bom motivo, pois estão firmemente comprometidos com a missão de sua organização e chegarão todos os dias com a intenção de garantir que isso seja feito. Segundo uma pesquisa da Gallup de 2020, os locais de trabalho altamente engajados mensuraram 40% menos absenteísmo.

Tirar um dia de folga ocasional pode ser um sinal de que os colaboradores estão engajados. Eles se sentem seguros em suas funções e confiantes de que um dia perdido não afetará o trabalho a ser realizado. No entanto, você deve se preocupar com os níveis de engajamento quando os padrões de absenteísmo começarem a crescer.

 

7. Maior retenção de talentos

Quando os colaboradores não conseguem utilizar seus pontos fortes, não se sentem desafiados ou não gostam de seu trabalho (todas as marcas de baixo engajamento), é mais provável que deixem seu empregador atual. Colaboradores engajados, por outro lado, não têm motivo para procurar trabalho em outro lugar. 

8. Maior lealdade dos colaboradores

À medida que as gerações mais jovens entram no mercado de trabalho, a definição de lealdade muda. O que antes era definido como dedicação de longo prazo aos objetivos de uma empresa, agora parece mais uma interação olho por olho. 

Só porque um colaborador não está procurando um novo emprego, não significa que ele não o deixará surgir algo melhor. Mas, quando engajados, eles permanecem. Os funcionários não saem quando se preocupam com o sucesso da organização e são desafiados de maneira saudável no seu trabalho.

 

9. Melhor atendimento ao cliente

Apesar das experiências cada vez maiores de compra de tecnologia e autoatendimento, o atendimento ao cliente é mais importante do que nunca. Quando os colaboradores estão engajados, é mais provável que os clientes sejam bem tratados. Colaboradores engajados se preocupam profundamente com seus empregos e, portanto, com os clientes.  

10. Maior produtividade

Alguns empregadores, quando veem os índices de produtividade despencaram, passam a apostar em todo tipo de “fórmula milagrosa” diferente, como escritórios “descolados”, benefícios como serviços de streaming e outros. Mas ignoram o fato de que o engajamento dos colaboradores é construído pelo todo, não apenas por ações “da moda”. A mesma pesquisa da Gallup citada anteriormente, mostrou que colaboradores engajados são 17% mais produtivos. 

Como alcançar o engajamento dos colaboradores

Como você pôde ver, não é com ações isoladas que você conseguirá engajar um colaborador. Engajar uma organização inteira, então, é um desafio enorme. Mas não precisa ser tão difícil se você conta com as soluções e ferramentas certas. 

Sabendo dos desafios de liderar, o Nela, uma plataforma de gestão estratégica de pessoas, foi desenvolvido com base nas boas práticas de gestão. Ou seja, além de entregar conhecimento aos líderes, entrega as ferramentas e funcionalidades necessárias para elevar seu poder de liderança de forma efetiva, produtiva e saudável, tanto para o líder quanto para o liderado. 

Através do Nela você tem o insumo e meios necessários para colocar em prática estratégias de engajamento e mantê-las a longo prazo, mudando o clima organizacional para melhor de maneira sustentável. 

Saiba mais sobre as soluções e resultados que o Nela pode levar à sua empresa. Acesse nela.com.br

engajamento dos colaboradores

 

 

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!