A exigência da entrega da ECF – Escrituração Contábil Fiscal a partir de 2015, referente aos dados do ano de 2014, foi uma entre as diversas implementações e modificações advindas do movimento da uniformização da contabilidade brasileira perante as normas contábeis internacionais.
A ECF, tem entre seus objetivos principais a evidenciação da conciliação do lucro contábil frente ao lucro fiscal, onde através lançamentos de ajustes e compensações demonstrará a formação do lucro fiscal que servirá como base de cálculo para o IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).
Para o ano de 2016 algumas situações e condições de montagem e entrega foram alteradas pela Receita Federal, merecendo uma atenção especial o prazo de entrega do referido arquivo que para este ano passou a ser até o último dia útil do mês de julho, em 2015 era até o último dia útil do mês de setembro. Alguns outros pontos precisam ser observados na validação deste importante arquivo, entre eles cabe citar o fato do contribuinte poder recuperar no validador a ECF transmitida no ano anterior e a ECD assinada no ano atual, além é claro de conhecer a fundo as formas de apuração de IRPJ e CSLL e as operações desenvolvidas pela empresa durante o ano calendário.
Com o intuito de melhorar ainda mais a qualidade do atendimento e informações prestadas aos nossos clientes, a equipe FISCAL/CONTÁBIL da VIASOFT vem desde o início do ano realizando uma série de treinamentos internos e externos, onde os membros do setor puderam aprimorar e disseminar os conhecimentos deste importante tema tributário. “Atualmente já realizamos treinamentos internos referente aos tipos de apuração existentes de IRPJ e CSLL, geração e validação da ECF, todos mesclando a teoria com a prática afim de identificar as situações que podem ocorrer com nossos clientes e como poderemos auxiliá-los nas validações” destaca Eduardo Siqueira, coordenador de análise do setor FISCAL/CONTÁBIL.
O software Contábil3C da VIASOFT já está preparado para gerar os registros primários da ECF desde o ano de sua implementação (2015), a expectativa é que com o passar dos anos cada vez mais os contribuintes se antecedam a entrega do arquivo, fato este já percebido pelo coordenador de atendimento da unidade FISCAL/CONTÁBIL, Everton Luiz Cordeiro. “Este ano sentimos que os clientes VIASOFT estão se antecipando a entrega do arquivo, além disso como estamos no segundo ano da obrigatoriedade de entrega os usuários já estão sabendo como realizar as correções e validações do mesmo, e claro a equipe está bem instruída quando ao tema”, afirma.
Poder oferecer um software condizente com as necessidades dos clientes e um atendimento contínuo e de qualidade é uma característica da VIASOFT desde sua criação, e quando o assunto é ECF não poderia ser diferente, afinal, quem faz o que gosta, faz melhor!
Por Alison Meurer