Apesar do amplo potencial de crescimento, o e-commerce brasileiro enfrenta um grande problema quando o assunto é conversão: o temido abandono de carrinho.
Você sabia que cerca de 68% dos carrinhos são abandonados? Sem contar os que abandonam o site antes mesmo de clicar em comprar. Esse, é um dos índices mais indesejados e que geram incômodo nos gestores de lojas virtuais.
Porém, é preciso entender as razões que levam os clientes a desistirem da compra. O telefone tocou? A internet estava muito lenta? Não adianta apenas supor, é preciso saber:
Indecisão
Às vezes ele não está preparado para realizar a compra, achou caro o frete, comparou preços e preferiu o do concorrente.
Frete
Dependendo do setor da sua loja virtual e do valor do seu produto comparado ao frete é muito sensível. Muitas vezes você tem um produto que tem um ticket médio um pouco mais elevado, mas ele também é muito pesado, e isso vai fazer com que o cliente se assuste com o custo da entrega.
Segurança
O maior problema das pessoas não comprarem em lojas virtuais desconhecidas é não saber se depois que ela passar o cartão o produto vai chegar. Ter um telefone fixo, WhatsApp, chat com respostas rápidas, e-mail com domínio, “quem somos” com fotos da loja, layout de qualidade e depoimentos de clientes.
Problemas técnicos
Qualquer sistema tecnológico está sujeito a falhas e a problemas. É sempre importante que o dono da loja virtual tenha uma rotina periódica, fazer uma compra na sua loja virtual, conferir se está tudo certo, se as formas de entrega estão funcionando e testar. Problemas técnicos são simples de ser resolvidos, porém, é extremamente ruim quando o cliente tem que te avisar sobre isso.
______________________________________________
VIASOFT CONSTRUSHOW a escolha inteligente para empresas que querem evoluir
________________________________________________
O que fazer para evitar o abandono de carrinho?
O mundo perfeito é que você tenha um produto sensacional, um preço matador, que o frete seja aceitável e que sua loja venda muito. Mas nem sempre é uma realidade. Muitos esforços podem diminuir de abandono de carrinho, porém, ele é inevitável.
O que diferencia você da concorrência é o que você vai fazer com isso. A tecnologia é uma grande aliada para tornar problemas em oportunidades. Se o carrinho for abandonado, tenha estratégias para reverter o jogo. Conheça o VIASOFT CONSTRUSHOW, uma ferramenta completa que permite o controle de todos os movimentos do e-commerce , financeiros e administrativos da sua empresa.
Quer saber mais sobre e-commerce ou algum outro assunto? Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.
Se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato.