E-commerce: 4 motivos para o abandono de carrinho

Apesar do amplo potencial de crescimento, o e-commerce brasileiro enfrenta um grande problema quando o assunto é conversão: o temido abandono de carrinho. Você sabia que cerca de 68% dos carrinhos são abandonados? Sem contar os que abandonam o site antes mesmo de clicar em comprar. Esse,  é um dos índices mais indesejados e que […]

Materiais para Construção , Viasoft |
Por

Apesar do amplo potencial de crescimento, o e-commerce brasileiro enfrenta um grande problema quando o assunto é conversão: o temido abandono de carrinho.

Você sabia que cerca de 68% dos carrinhos são abandonados? Sem contar os que abandonam o site antes mesmo de clicar em comprar. Esse,  é um dos índices mais indesejados e que geram incômodo nos gestores de lojas virtuais.

Porém, é preciso entender as razões que levam  os clientes a desistirem da compra. O telefone tocou? A internet estava muito lenta? Não adianta apenas supor, é preciso saber:

Indecisão

Às vezes ele não está preparado para realizar a compra, achou caro o frete, comparou preços e preferiu o do concorrente.

Frete

Dependendo do setor da sua loja virtual e do valor do seu produto comparado ao frete é muito sensível. Muitas vezes você tem um produto que tem um ticket médio um pouco mais elevado, mas ele também é muito pesado, e isso vai fazer com que o cliente se assuste com o custo da entrega.

Segurança

O maior problema das pessoas não comprarem em lojas virtuais desconhecidas é não saber se depois que ela passar o cartão o produto vai chegar. Ter um telefone fixo, WhatsApp, chat com respostas rápidas, e-mail com domínio, “quem somos” com fotos da loja, layout de qualidade e depoimentos de clientes.

Problemas técnicos

Qualquer sistema tecnológico está sujeito a falhas e a problemas. É sempre importante que o dono da loja virtual tenha uma rotina periódica, fazer uma compra na sua loja virtual, conferir se está tudo certo, se as formas de entrega estão funcionando e testar. Problemas técnicos são simples de ser resolvidos, porém, é extremamente ruim quando o cliente tem que te avisar sobre isso.

______________________________________________

abandono de carrinho

VIASOFT CONSTRUSHOW a escolha inteligente para empresas que querem evoluir

________________________________________________

O que fazer para evitar o abandono de carrinho?

O mundo perfeito é que você tenha um produto sensacional, um preço matador, que o frete seja aceitável e que sua loja venda muito. Mas nem sempre é uma realidade. Muitos esforços podem diminuir de abandono de carrinho, porém, ele é inevitável.

O que diferencia você da concorrência é o que você vai fazer com isso. A tecnologia é uma grande aliada para tornar problemas em oportunidades. Se o carrinho for abandonado, tenha estratégias para reverter o jogo.  Conheça o VIASOFT CONSTRUSHOW, uma ferramenta completa que permite o controle de todos os movimentos  do e-commerce , financeiros e administrativos da sua empresa.

Quer saber mais sobre e-commerce ou algum outro assunto?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

Se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato.

Ligamos para você.

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!