O Rocket Startup foi o 1° reality show de startups produzido pela RPC/Rede Globo. O formato original veio de uma ideia do presidente da Viasoft, Itamir Viola para levar a cultura de inovação ao grande público. Com 351 startups inscritas, a grande final foi no Viasoft Connect, megaevento de tecnologia e empreendedorismo promovido pela Viasoft em setembro. A startup vencedora ganhou uma viagem para dois ecossistemas de inovação do Brasil, e mentoria de feras do empreendedorismo.
Se assim como as startups que participaram do Rocket, você quer fazer a sua ideia decolar, deve seguir estes conselhos que foram dados pelas mentorias no reality:
Os problemas já existem, a startup deve criar a necessidade em solucioná-los.
Antes de tudo, defina bem o problema que vai resolver. Allan Costa, da AAA Inovação, jurado do Rocket Startup, declara que antes de tomar essa decisão, é necessário descobrir se o problema é grande o suficiente para dar escalabilidade ao negócio. Isso determina se a empresa terá futuro. Devido a esta questão estrutural 25% das startups fecham em um ano, 50% fecham em 4 anos e 75% morrem em no máximo 13 anos. Leandro Johann, da Ateliware, também jurado do Rocket, fala que criatividade é fundamental não para criar o problema, pois ele já existe, mas para criar nas pessoas a necessidade em resolvê-lo.
Esteja nos lugares onde o empreendedorismo acontece.
Se você quer criar uma startup precisa saber quem pode fomentar e levar sua ideia adiante, para entrar no seu radar e mostrar que sua ideia faz sentido. Nesse aspecto, o Rocket Startup e o Viasoft Connect movimentaram o ecossistema de inovação do Paraná como nunca antes, colocando em evidência o potencial do Estado e o protagonismo de Curitiba, como uma das cidades mais inteligentes do Brasil, ao promover contato entre boas ideias e potenciais investidores. O subsídio que as startups conseguem desses contatos vai muito além do financeiro. Portanto, é importante fazer networking, mas é essencial ter permeabilidade a sugestões e mentorias de quem já tem muito mais experiência.
O núcleo do negócio deve ser a inovação, não a tecnologia
O erro de pensar só na parte tecnológica é muito recorrente entre startups, por isso a definição do problema, pois sem ele a tecnologia por si só é um aparato. Tenha em mente que inovação é um diferencial no processo de evolução da sociedade. Adaptar-se à evolução, hora ou outra, todos se adaptam, mas o que a inovação promove é uma adaptação mais rápida com capacidade de criar métricas para entender o próprio desenvolvimento, e assim ter soluções de problemas que os demais não têm. Nesse processo, a tecnologia não é protagonista, mas fruto da inovação, que muito além de ferramentas, envolve pessoas, conhecimento, desejos, necessidades. Raul Cesar Costa do Grupo ABL, em mentoria que realizou no 3º episódio do Rocket Startup, apresentou este esquema que pode ser o ideal para pensar a inovação nas empresas:
É preciso criar oportunidades todos os dias.
No contexto das startups é necessário explanar melhor as oportunidades, porque grande parte pensa que isso se limita a estar nos lugares certos nas horas certas. Fernando Karnarski, nômade digital, fala que na verdade, a grande oportunidade para as startups é o agora, em que somos uma geração sempre ansiosa por novidades vivendo um período de crise, logo a demanda por soluções inovadoras é constante. Por isso, uma forma de aproveitar oportunidades é se preparar, adquirir conhecimento, fazer planejamentos, e validar projetos, para só então colocar a cara no mercado com a confiança de estar nos lugares certos, nas horas certas, falando a coisa certa para as pessoas certas. Quando isso acontece é o pitch perfeito. Aproveitar oportunidades é preparar-se o tempo todo para isso.
Curtiu o aprendizado? Ano que vem tem mais Rocket Startup e Viasoft Connect, que receberão 5 vezes mais participantes. Sua ideia pode ser uma das inovações desse evento, que tal? Prepare-se desde já, e acompanhe nossas novidades pelas redes sociais e pelo blog da Viasoft.