Custeio baseado em atividades ou custeio ABC (Activity Based Costing) é uma abordagem de custeio em que a empresa primeiro identifica as atividades que realiza e, em seguida, determina os recursos consumidos por cada atividade. Nesse método, o custo do produto é baseado nos recursos reais consumidos e no esforço realmente realizado.
A diferença entre o custeio ABC e o custeio tradicional
O método de custeio baseado em atividades calcula os custos do produto com mais precisão do que os métodos tradicionais. A empresa considera todos os custos indiretos e os categoriza com base nas atividades realizadas.
Com o custeio baseado em atividades a empresa saberá os motivos pelos quais surgem determinados custos. Na abordagem tradicional é adicionada a taxa média de despesas indiretas aos custos diretos do produto. A abordagem tradicional enfatiza o desempenho financeiro de curto prazo, enquanto o custeio ABC se concentra nos fatores de custo, qualidade e tempo. A abordagem tradicional é mais adequada quando a contribuição dos custos indiretos para os custos de produção é relativamente pequena. E fornece um número razoavelmente preciso quando se trata de grandes volumes de produção.
Benefícios do custeio baseado em atividades
O custeio ABC atribui custos aos produtos de acordo com os recursos realmente consumidos. Este método identifica direcionadores de custo, como configuração da máquina, programação de trabalho e manuseio de materiais. A empresa então aloca esses custos de acordo com o nível de atividade que realmente ocorre.
Todos os custos indiretos são atribuídos a produtos individuais. Consequentemente, o custeio baseado em atividades constitui um componente integrante do processo de planejamento estratégico. Ele fornece uma fonte necessária de informações para futuras premissas de custos.
A seguir estão as vantagens do método de custeio baseado em atividades:
- Fornecer informações mais completas sobre as atividades desenvolvidas pela empresa para a produção de produtos;
- Fornece à gestão uma ferramenta para entender como surgem os custos e como gerenciá-los;
- É projetado para controlar os custos indiretos e refletir os custos reais. Com o método a administração pode identificar áreas de economia e redução de custos, rastreando processos e atividades potenciais para simplificação, com base na consideração de direcionadores de custos.
Etapas do custeio ABC
Um aspecto fundamental do método de custeio baseado em atividades é identificar e medir os direcionadores de custos. As empresas precisam dividir atividades complexas em atividades específicas. O método pode ser aplicado a todos os tipos de atividades, incluindo, por exemplo, a entrega de produtos aos clientes. As variáveis podem incluir o tempo gasto no carregamento de mercadorias no veículo, a distância entre os pontos de entrega, o número de paradas feitas, etc.
Todas essas atividades individuais representam os custos acumulados de todo o processo. Cada atividade pode então ser avaliada em termos de custo. A seguir listamos algumas das etapas que podem ser seguidas para a aplicação do método:
Identificar as atividades necessárias para completar o produto
Uma definição de atividade é qualquer processo ou procedimento que consome recursos indiretos. Definir atividades é essencial para entender todas as etapas e custos necessários para fazer um produto.
Exemplos de atividades que têm um enorme impacto nas despesas gerais são:
- Compra de materiais;
- Configuração de máquinas;
- Operação das máquinas;
- Montagem do produto;
- Inspeção de produto acabado.
Atribuição de custos indiretos para atividades identificadas
A empresa atribui custos indiretos a cada atividade e, em seguida, os divide. Por exemplo, o total de custos para uma atividade de compra de materiais incluiria o pagamento de salário dos colaboradores, aluguel do escritório e depreciação de equipamento do escritório.
Identificar os direcionadores de custo para cada atividade
Os direcionadores são as atividades que geram custos. A empresa reúne informações e entrevista as pessoas-chave em áreas como compras, produção, controle de qualidade e contabilidade para conhecer profundamente as ações necessárias para a realização das atividades.
Calculando as taxas de despesas gerais que foram determinadas para cada atividade
A empresa então divide os custos indiretos estimados pelo nível estimado de atividade geradora de custos.
Viasoft Analytics
A ferramenta de BI da Viasoft, o Viasoft Analytics, ajuda gestores e empresas a terem uma visão transparente de suas atividades, tornando-os capazes de monitorar, mensurar e identificar oportunidades, sejam elas oportunidades de negócios ou redução de custos, por exemplo.
A ferramenta de BI da Viasoft é resultado de um profundo estudo de mais de um ano sobre as principais necessidades e desafios dos gestores na hora de tomar decisões. A partir dos principais pontos identificados por gestores de diferentes áreas, foram desenvolvidos 5 dashboards: Análise de Vendas e Metas; Análise de Estoque; Análise de Compras; Fluxo de Caixa; Análise de RH.
Através das informações coletadas pelo ERP (Agrotitan, Construshow, Forlog e/ou Petroshow), o Viasoft Analytics trata os dados e apresenta, através de painéis claros e de fácil assimilação, gráficos, porcentagens, comparativos e insights valiosos para a gestão.
Saiba mais sobre o Viasoft Analytics em viasoft.com.br/analytics