A pandemia mudou muita coisa nas maneiras de se trabalhar, mas uma coisa segue sendo extremamente vital para um time de alta performance: os feedbacks. E muito além de apontar erros ou elevar qualidades, a cultura de feedback é o ponto chave para manter colaboradores satisfeitos, uma boa cultura organizacional e um time em constante evolução.
Por que investir na cultura de feedback?
Feedbacks são a forma mais assertiva de incentivar o desenvolvimento do seu time. A prática auxilia na correção de gaps, das lacunas e das falhas que podem existir nas habilidades de determinado colaborador ou equipe.
A cultura de feedback é capaz de desenvolver um ambiente saudável e propício à troca de opiniões e informações construtivas, sejam elas de reforço positivo ou de identificação de pontos a serem melhorados. Oferecer pareceres bem estruturados periodicamente é uma das ferramentas mais importantes que você, como gestor, pode implementar para o crescimento de um colaborador e de um time, tanto no âmbito pessoal de cada um quanto profissional.
Importante: a troca de feedback
Quando falamos de uma cultura de feedbacks, estamos falando de troca entre empresa e colaborador, e não de um julgamento de desempenho que a empresa faz de vez em quando. Feedbacks devem ser recíprocos, do colaborador para a empresa, para o gestor e para si mesmo, do gestor para o colaborador e da empresa para o colaborador. Apenas dessa maneira é possível conquistar progresso entre todos os envolvidos.
Benefícios de uma cultura bem estruturada
Confira os benefícios que uma cultura de benefícios bem estruturadas faz pela sua empresa:
Aperfeiçoamento
Quando os feedbacks viram um costume, o desempenho de cada colaborador e da equipe é acompanhado de perto. Isso dá a certeza às pessoas de que o esforço e bom trabalho que estão realizando estão sendo vistos, estimulando que desenvolvam ao máximo suas habilidades, pois sabem que são reconhecidas e valorizadas. Além disso, acompanhar periodicamente o trabalho das equipes e seus componentes, dá maior controle à empresa sobre as necessidades de investir em treinamentos e capacitação.
Confiança e retenção de talentos
Com reconhecimento e alinhamento constante de propósitos, os colaboradores se sentem mais seguros, passando a confiar na empresa. Isso significa que o valor que enxergam vai além de salário: eles enxergam um relacionamento saudável entre empregado e marca empregadora, e isso não tem preço. Por isso, será menos provável que um colaborador estimulado a se desenvolver, que recebe feedbacks valiosos que impactam sua vida pessoal e profissional e que tem voz dentro da empresa, veja vantagem em trocar essa relação por uma empresa concorrente, por exemplo.
Resultados
Um time engajado resulta em resultados. Os impactos positivos são sentidos em todas as áreas da empresa, o ambiente é mais agradável, o time desenvolve uma sintonia maior e as relações otimizam os processos. Com isso, a empresa também acaba ganhando – e muito – na sua performance como um todo. Além de destaque como excelente marca empregadora, também ganha competitividade de mercado.
Como realizar feedbacks constantemente e sem estresse
Tão importante quanto a criação desta cultura, é criá-la com base em organização. Os processos precisam ser escaláveis e pragmáticos.
Por fim, a resposta à pergunta se a cultura de feedbacks deve ser encarada como um luxo ou como uma necessidade, fica a seu critério: se você quer um time de alta performance, colaboradores cada vez mais competentes, uma boa cultura organizacional e um baixo índice de turnover, os feedbacks são uma necessidade. Mas se você deseja gerir uma empresa estática, que subestima talentos e oferece um ambiente duvidoso: feedbacks são um luxo.
Nela
O Nela é uma plataforma de gestão de pessoas e desempenho completa e ideal para as suas necessidades. Através do módulo para feedbacks, todo e qualquer feedback é registrado e passível de consulta a qualquer momento. Dessa forma, nenhum parecer importante se perde e o processo se mantém organizado.
Além disso, pela facilidade com que o processo é feito, a prática é escalável, podendo ser levada facilmente para qualquer cargo ou setor.
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