Um armazém está em constante movimentação e atividade, o controle manual de custos não é a melhor opção para mantê-lo eficiente e organizado. São inúmeros produtos, cada um com suas especificidades, cada um de um cliente diferente e com um fluxo de processos diferente, não há um padrão. Ou seja, realizar o controle manual de custos é uma alternativa um tanto quanto frustrante.
_____________________________________________________________
O VIASOFT FORLOG oferece controle automático de custos para você realizar mais
_____________________________________________________
Dois fatores devem ser analisados no controle manual de custos
Essa “falta de padrão” implica em dois pontos importantes que devem ser observados: 1. A facilidade e agilidade que há em inserir novos processos e atividades no fluxo 2. A acurácia do controle manual de custos quando o fluxo é alterado.
Como não perder dinheiro ou não oferecer um serviço ruim – um valor exorbitante que está longe de ser competitivo – diante de processos flexíveis que são adaptados diversas vezes em um curto período? É preciso saber responder a essa pergunta se quer que eficiência e organização façam parte do seu armazém.
“Controle manual de custos” não é sinônimo de organização…
…e muito menos de eficiência. Realizando o controle manual de custos você abre caminho de duas grandes falhas ocorrerem: você não cobra o suficiente pelo serviço e não lucra, pois, devido a criação de processos e atividades não ser eficiente, não ser flexível, ser de difícil controle e o registro delas ser uma “incerteza”, há a possibilidade de que o controle manual de custos apresente erros e processos do fluxo acabam não sendo cobrados por não terem sido registrados. Essa dificuldade pode, também, ter o efeito contrário: você cobra demais pelo seu serviço e perde a competitividade no mercado, justamente por não ter controle dos processos que estão sendo praticados e depender de registros duvidosos ou inexistentes.
Como você já deve saber, os custos dos processos realizados dentro do armazém só não ultrapassam o custo das mercadorias. Ter uma solução ao controle manual de custos é investir na segurança do patrimônio da empresa.
Uma alternativa inovadora e inteligente é o investimento num sistema WMS completo
Um sistema WMS (Warehouse Management System) é um sistema de gestão especializado em armazéns e depósitos. Através do WMS é possível controlar posições de estoque, movimentações de produtos dentro de um ou entre armazéns. Um WMS reporta, em tempo real, posições de estoque, saldo e movimentações realizadas dentro de períodos específicos para que haja controle e monitoramento do estoque. Eliminando a necessidade de qualquer tipo de controle realizado manualmente.
Através dele você é capaz de:
– Criar e alterar os fluxos operacionais associados aos valores de custos e faturamento em tempo real, sem ter que recorrer em momento algum ao controle manual de custos;
– Configurar serviços e operações, pois todos os processos e atividades são configuráveis, sendo possível criar, alterar e incluir serviços adicionais a qualquer momento no sistema pelo gestor da operação. Garantindo velocidade e flexibilidade;
– Registrar os custos com pessoal, equipamentos e qualquer outro custo adicional com transparência financeiro e em tempo real;
– Realizar efetivamente a gestão comercial com o registro da tabela de preço e contratos de maneira flexível, também em tempo real. Associando isso à gestão de custos, é possível realizar a análise de rentabilidade das operações.
Vai insistir no controle manual de custos?
Se há alternativa, por que ficar entregando o armazém à sorte de um controle manual de custos? Para liberar o potencial máximo da sua empresa e realizar muito mais é preciso parar de insistir em controles ultrapassados. Deixar de lado o que um dia já foi bom é necessário.
E aí, vamos deixar de lado o controle manual de custos e investir num sistema WMS comprometido com evolução contínua?
Conheça o VIASOFT FORLOG
Ou se preferir, ligamos para você!