Como diminuir as perdas da produção cuidando da fertilidade do solo?

A fertilidade é um dos fatores principais para aumentar a produtividade da lavoura. Por isso, zelar pelo cuidado do solo é essencial.

Agronegócio , Viasoft |
Por

Como você sabe, um solo fértil fornece água e nutrientes nas proporções adequadas para que as plantas cresçam e produzam o esperado, e sua fertilidade é um dos fatores principais para aumentar a produtividade da lavoura. Em outras palavras, para uma colheita produtiva, zelar pelo cuidado do solo é essencial.

Embora alguns produtores percebam o solo como uma ferramenta para fazer com que a planta cresça, é no solo que se concentram os aspectos essenciais para o desenvolvimento desses cultivos: solos férteis fornecem níveis ótimos de nutrientes e plantas mais saudáveis, que resistem com mais força à condições meteorológicas, enfermidades e outros fatores.

Quais são os tipos de fertilidade do solo?

A fertilidade do solo pode ser separada, basicamente, em três categorias, e todas precisam de atenção na hora de elaborar estratégias para o cultivo.

Os três tipos de fertilidade do solo são:

Fertilidade física

A fertilidade física do solo se refere às pedras e minerais que romperam com o tempo, originando partículas de areia e barro. Esses componentes, quando bem estudados e analisados, podem determinar a textura do solo, um dado essencial para projetar plantações mais eficazes, com alto índice de produtividade.

Fertilidade química

Já a fertilidade química traz a importância de certos compostos químicos básicos, que são derivados de diferentes fontes, como oxigênio e hidrogênio do ar e da água. Os minerais primários, por assim dizer, são constituídos por Nitrogênio, Fósforo e Potássio, que contribuem para o crescimento, desenvolvimento de botões e resistência das plantas, respectivamente.

Já os minerais secundários incluem Magnésio, Cálcio e Sulfeto, que contribuem para a fotossíntese, para neutralizar toxinas e formar proteínas e enzimas. Nesse sentido, a saúde do solo é decisiva para determinar a quantidade de água e nutrientes.

Fertilidade biológica

Por fim, esse é o componente que inclui plantas, animais, insetos, minhocas, fungos e etc, que são essenciais para a saúde do solo. Por exemplo, os microbiomas são os grandes responsáveis pelo transporte de nutrientes e água, por isso, garantir uma boa fertilidade biológica é essencial para que a produção também atinja mais sucesso.

Quais as causas da perda da produção?

A perda da fertilidade constitui um problema grave que necessita de soluções rápidas e estratégias de gestão agrícola mais efetivas Uma das maiores causas da perda da fertilidade do solo são as práticas inadequadas, como o uso excessivo de fertilizantes químicos e pesticidas, assim como a lavoura excessiva.

Além disso, outras práticas podem incidir nessa perda, entre elas:

Desmatamento e má gestão de resíduos industriais;
Baixa eficiência do uso de nutrientes;
Baixo teor de carbono orgânico;
Inundações, alagamentos e outros.

A perda da fertilidade do solo prejudica não somente a produção de alimentos e a economia como um todo, mas tem consequências na estrutura física, o que pode causar erosão, perda de húmus e outros incidentes que prejudicam diretamente a produtividade e afetam o meio ambiente.

Ou seja, é papel da gestão agrícola desenvolver práticas que garantam a saúde e fertilidade do solo, e contar com ferramentas especializadas para realizar análise de dados, fazer projeções, acompanhar o clima e o comportamento do solo.

Com uma ferramenta de gestão especializada é impossível implementar estratégias mais assertivas, analisar a produção com mais precisão e desenvolver táticas que vão garantir a fertilidade do solo, bem como revolucionar os resultados da produção e aumentar muito a lucratividade.

Cuide da fertilidade do solo com Viasoft Agrotitan

Há mais de 31 anos elevando sua produção ao máximo potencial, o Viasoft Agrotitan é o software de gestão agrícola certo para que você atinja novos resultados e revolucione a sua produtividade.

Conte com módulos especializados, desenvolvidos por quem é especialista em entender o que você faz. Entre em contato e saiba como descobrir o verdadeiro potencial da lavoura agora mesmo.

fertilidade

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!