Segundo o site E-commerce Brasil, no primeiro trimestre de 2021, as vendas no ambiente virtual tiveram um crescimento de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020. Isso revela que, seguindo as tendências do mercado, cada vez mais as empresas precisam estar presentes em diversos ambientes, físicos e virtuais, para captar mais clientes.
E se a transformação digital é uma realidade da qual diversos segmentos já fazem parte, com o comércio de materiais de construção não seria diferente. Se você busca aumentar o seu faturamento e atingir uma parcela maior dos seus clientes, essa com certeza é uma das melhores estratégias para expandir seu negócio.
Hoje você vai aprender como levar a sua loja de materiais de construção para o ambiente online com estratégia e assertividade. Vamos lá!
Antes de mais nada, por quê?
Atualmente, os clientes podem comparar preços e realizar compras gigantes sem sair de casa, seja pelo desktop ou pelo celular, e isso quer dizer que os clientes deixam de ir até o ambiente físico para dar aquela olhadinha.
Ou seja, a presença no ambiente digital não é mais um diferencial, mas uma enorme necessidade se você deseja atingir mais pessoas. Além da criação de conteúdo nas redes sociais, a sua loja precisa ter uma plataforma de vendas online – pelo simples fato de que os clientes podem querer entrar, comparar e comprar a qualquer hora do dia.
Ainda, em momentos de crise como a pandemia, a diversificação de canais de venda, físicos e virtuais, quando bem geridos e alinhados dentro de uma estratégia, são os grandes responsáveis por preservar a economia da sua empresa. Isso quer dizer que estar dentro do ambiente digital é mais assertividade, conversão e lucro para a sua loja.
Como planejar a criação de um e-commerce?
Ao elaborar as estratégias para criar o e-commerce da sua loja de materiais de construção, é preciso ter em mente uma máxima: você precisa mostrar para todos os clientes, principalmente os mais tradicionais, que adquirir seus produtos no ambiente virtual é uma vantagem.
Com isso em mente, é hora de planejar a melhor forma de estabelecer a sua presença no mercado online. Veja só:
Escolha uma plataforma virtual integrada com o sistema de gestão
Atualmente, existem diversas soluções e plataformas virtuais que podem ser usadas para colocar o seu e-commerce no ar, mas fique atento: escolha uma plataforma que seja desenvolvida de acordo com as necessidades varejistas e possa incrementar seu poder de venda ao mesmo tempo em que oferece uma experiência digital única para seus clientes.
A ferramenta precisa ter todos os módulos necessários para o seu e-commerce, como dashboard com a visão macro das vendas, cadastro de produtos e preços, gestão de pedidos, pagamentos, relatórios, estoque, logística e muito mais.
Ainda, a parte mais importante a se considerar é que a plataforma de vendas precisa ser integrada com o seu sistema de gestão. Como o ambiente virtual é baseado na agilidade e automatização de processos, você precisa de um software de gestão que otimize seu tempo e forneça soluções precisas para todas as partes do processo de compra. Com uma plataforma de e-commerce integrada ao ERP, você tem diagnósticos em tempo real e todas as funcionalidades da gestão centralizadas em uma só solução.
Tenha um controle eficiente do seu estoque
A disponibilidade dos itens deve ser um dos principais pontos de atenção do seu e-commerce, afinal, a frustração que o cliente sente ao colocar um produto no carrinho e ele ser marcado como indisponível é suficiente para que ele troque de loja com apenas uma busca rápida. Ainda, se você vender um produto que não possui em estoque, isso aumentará consideravelmente o tempo de entrega, o que é outro fator preocupante.
Concluímos, então, que a gestão do seu estoque é uma prioridade e deve ser realizada com muito cuidado e atenção. Você precisa ter total controle dessas informações e, nesse ponto, ter um software especializado (como visto acima) fará toda a diferença: a automatização deste processo reduz consideravelmente a chance de erros, sem falar que você pode ter insights valiosos de vendas para realizar campanhas futuras e análises mais profundas sobre o seu e-commerce.
Quem não é visto não é lembrado, então, divulgue!
Uma vez que você tenha tudo acertado, o software certo escolhido e configurado, seu e-commerce no ar com tranquilidade, é hora de deixar seus clientes saberem que você está em um novo canal. Ou seja, é hora de montar uma boa estratégia de comunicação para divulgar com eficácia o seu e-commerce.
Além da presença nas redes sociais, você também pode adotar a estratégia de enviar e-mail marketing para a base de compradores avisando sobre a novidade. Os anúncios do Google também devem ser considerados para alavancar suas vendas e ranquear melhor o seu e-commerce nos resultados de buscas.
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Viasoft Construshow: O futuro do e-commerce de materiais de construção!
Como vimos, para que você consiga ter sucesso na implementação da sua estratégia online, além de boas práticas de marketing, você precisa de uma plataforma especializada integrada a um software de gestão que otimize sua rotina e traga mais sucesso e lucratividade para sua loja de materiais de construção.
A Viasoft sabe que uma solução feita especialmente para o seu comércio de materiais de construção faz toda a diferença no sucesso da sua estratégia, e é por isso que há mais de 31 anos somos referência em soluções orientadas às melhores práticas de gestão para que empresas atinjam resultados mais otimizados e assertivos.
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