Você sabia que um fator que pode ser a maior ameaça ao faturamento de um supermercado é a mudança de hábitos de consumo?
Uma acentuada mudança nos hábitos de consumo de cerveja tem sido percebida em todo o país ultimamente. Brasileiros de todas as classes socioeconômicas tem priorizado qualidade à quantidade de cerveja, de acordo com pesquisa divulgada pela Mintel nessa última semana de novembro. As classes A e B demonstraram uma mudança, nesse quesito, em 62%, nas classes C e D, entretanto, a preferência também tem sido pela qualidade entre a maioria dos consumidores que somam um total de 52%.
Nos hábitos de consumo de cerveja dos jovens, o que mudou foi a motivação para experimentar sabores e marcas novas, por isso os especialistas em bebidas no varejo, falam que essa é a hora para as grandes fabricantes lançarem novidades.
Mas e quanto ao supermercadista, no meio dessa confluência de gostos e iniciativas, quais ações devem ser executadas, uma vez que, mudanças de hábitos de consumo não se atêm apenas a seção das cervejas?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
Comece pelo óbvio: conheça os hábitos de consumo dos seus clientes.
É fácil falar, mas quando se trata de acompanhar cada nuance de alteração, conhecer, de fato os hábitos de consumo dos clientes é bem difícil. É simples saber o básico e manter os estoques em ciclos das mercadorias que saem todo o ano, mas isso conserva o faturamento sempre em um mesmo nível, e causa deslocamento a respeito do que fazer quando se percebem oscilações.
Quando um determinado faturamento cai (relacionado a alguma marca ou seção), até certo ponto, é fácil identificar, mas não se pode dizer o mesmo das ações a serem colocadas em prática. No caso dos hábitos de consumo de cerveja, por exemplo, as pesquisas mostram que com o aumento da procura por cerveja artesanal cresce também a demanda por maior qualidade dos demais itens que o cliente leva no carrinho junto com essa cerveja. Então, se por um lado, o consumo das cervejas mais baratas caiu, por outro o de artesanais aumentou e junto com isso o de carnes e artigos mais caros.
Hábitos de consumo e faturamento têm uma relação direta, e ainda assim, bastante complexa.
A mudança dos hábitos de consumo de cerveja, na verdade, é mais preocupante para os grandes cervejeiros que vão ter que buscar formas de atrair novamente a parte do público que está se dispersando para as fábricas menores. Ao supermercadista cabe traçar estratégias para acompanhar todas as nuances das demandas dos clientes, para apesar das oscilações nas vendas dos seus itens de maior saída, sempre haver uma forma de vender mais. Isso é possível quando se conhece legitimamente os hábitos de consumo de seus clientes.
Veja os hábitos de consumo dos seus clientes através de dados reais.
Quer saber como?
Conheça a ferramenta de BI (Business Intelligence) do VIASOFT VIASUPER que captura dados por interconexões que você estabelece de acordo com as ideias que você quer ter e implantar no supermercado, fornecendo visões reais do seu negócio em toda perspectiva.
VIASUPER é a solução em software de gestão de supermercados da VIASOFT.
Acesse o site do VIASOFT VIASUPER.
Ou fale com um dos nossos especialistas hoje. Preencha o formulário e, a seguir, nós entraremos em contato: viasoft.com.br/ligamos-para-voce/.