Benefícios do uso de um bom software na gestão de fazendas

As operações agrícolas atuais estão se tornando cada vez mais voltadas para os negócios. A agricultura é mais do que apenas produzir safras, exige que os agricultores e proprietários de terras tratem de questões de lucratividade, fertilidade, conservação e impostos, e essas são apenas algumas das milhares de questões envolvidas. Ser um “bom produtor” não […]

Agronegócio , Fazendas , Viasoft |
Por

As operações agrícolas atuais estão se tornando cada vez mais voltadas para os negócios. A agricultura é mais do que apenas produzir safras, exige que os agricultores e proprietários de terras tratem de questões de lucratividade, fertilidade, conservação e impostos, e essas são apenas algumas das milhares de questões envolvidas. Ser um “bom produtor” não é mais o suficiente para permanecer no mercado. A chave para se tornar um agricultor de sucesso hoje é também realizar uma boa administração da fazenda e do seu ecossistema. E é isso que um software de gestão de fazendas pode fazer toda a diferença.

Os impactos do software de gestão de fazendas

A gestão da fazenda determina os recursos alocados nas operações da fazenda, as atividades realizadas e os resultados obtidos. A tecnologia é baseada nas melhores práticas de gestão de fazendas e considera várias estratégias e métodos para manter uma fazenda produtiva, sustentável, resistente e lucrativa.    

Conhecimento e melhores práticas

Um bom software de gestão de fazendas é essencial para maximizar a valorização e a receita de investimentos agrícolas. Para ter sucesso, os agricultores precisam de habilidades para produzir o que o mercado deseja e o que satisfaz os consumidores e a tecnologia auxilia e propicia isso. Uma base de conhecimento de processos de melhores práticas com informações sobre quando e como realizar algumas atividades no campo, tratamentos de pragas e seus produtos e fertilizantes, permite que os agricultores tomem decisões informadas. Um bom software de gestão coloca o conhecimento, o “como fazer” e a eficiência das operações na rotina da fazenda. 

Dados

O software de gestão de fazenda permite que você colete, processe, armazene e analise os dados cruciais para o sucesso do negócio e eficiência das atividades. Podem ser dados de uso da terra (preparação da terra, rendimentos, fertilização e manejo de proteção, culturas), dados de insumos usados, preço do produto e custo de insumo, etc. Registros precisos somados aos dados financeiros e de produção ajudam os agricultores a realizarem os ajustes necessários para operar com maior assertividade, aumentando assim a lucratividade. Uma ótima estratégia é somar uma ferramenta de BI ao software, veja o resultado dessa soma acessando o conteúdo em nosso blog: 

BI no agronegócio: como reduzir custos e maximizar sua lucratividade

Os benefícios de uma ferramenta de BI integrada ao ERP

Informações atualizadas

Os riscos na agricultura se apresentam de diversas formas, como condições climáticas, doenças, demanda, oferta ou preços de mercado de seus produtos, que muitas vezes estão muito além da influência direta dos agricultores. Se ocorrerem eventos adversos, eles devem ser rastreáveis ​​através do sistema e visíveis em tempo real no software de gestão de fazendas para evitar mais desperdícios e danos. As atividades programadas e em andamento, junto com o consumo de recursos, devem ser registradas e o desempenho deve ser medido constantemente.

Conheça um bom software para gestão de fazendas

Desenvolvido por quem é especialista no agronegócio e entende o que você faz, o Agrotitan oferece as melhores soluções para que você conquiste processos eficientes e crescimento sustentável e escalável na sua fazendo.

Para cada necessidade da gestão de fazendas, o Agrotitan tem uma solução. Conheça-as acessando viasoft.com.br/agrotitan

gestão de fazendas

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!