A semente não é simplesmente um grão que germina no solo, ela guarda atributos que vão interferir em todo o desempenho da lavoura. O produtor de grãos sabe como é importante usar uma semente de qualidade. O beneficiamento de sementes tem sido uma das estratégias mais interessantes para conseguir driblar problemas climáticos e manter a produção em alta.
Os campos de sementes passam por critérios bem mais rigorosos que os de grãos, em qualquer situação, o produto pode ser encaminhado à indústria, seja ela de alimento humano ou animal. Em todo o processo de beneficiamento de sementes monitorado por profissionais especializados na área, o objetivo é garantir ao agricultor que o produto adquirido tenha toda a tecnologia esperada.
Preocupado com a qualificação do grão na pós colheita e na modernização do setor de beneficiamento de sementes, o ministério da agricultura passou a exigir a certificação de todas as unidades armazenadoras no beneficiamento de sementes. Aquelas que não se certificarem ficam proibidas de fazer armazenamento. A medida determina que todos os armazéns regulamentem suas documentações e façam as devidas adequações na parte física.
A qualidade no beneficiamento de sementes é composta por diversos atributos estabelecidos por lei:
Fisiológico: Compõe a germinação e o vigor.
Sanitário: Garantia que a semente é livre de patógenos transmissores de doenças.
Genético: Assegura que a semente comprada é efetivamente da variedade solicitada.
Físico: Garante que a semente esteja livre de impurezas.
Uma semente de alta qualidade demanda a utilização de tecnologia específica. No Brasil, pelo fato de ser um país tropical, é um grande desafio produzir sementes. As técnicas são diversas, começando pelo clima. Uma região tropical como é o nosso caso, está sujeita a temperaturas, ocorrência de chuvas em pré-colheita e isso pode causar perda de propriedades por deterioração da qualidade. Mudar o clima não tem como, mas a forma do plantio dá para dar um jeitinho, afinal, tudo vale para evitar prejuízos.
O produtor pode utilizar alguns artifícios para amenizar essa situação, como: semear em épocas específicas, atrasar a época da semeadura de forma que a colheita ocorra em um período com menos chuva e temperaturas mais amenas. Também pode escolher zonas específicas para a produção de sementes com maior altitude com temperaturas mais amenas, não retardar a colheita, controlar doenças com o uso específico e fungicidas.
Todo esse processo demanda planejamento e investimento e nesse caso a tecnologia pode ajudar. O VIASOFT AGROTITAN é um grande aliado na gestão de safra pois conta com módulos essenciais para facilitar o beneficiamento de sementes.
Quer saber mais?
Conheça a VIASOFT AGROTITAN
Ou, se preferir, ligamos para você!