Com crise ou sem crise o brasileiro compra. Vitrines lotadas de produtos e os corredores de clientes, movimento no comércio que começa agora na Black Friday e vai até dia 24 de Dezembro.Porém, quase tão tradicional quanto o costume de comprar é o de efetuar trocas de produtos. Quem volta às lojas para trocar produtos enfrenta filas e às vezes precisa disputar para encontrar o produto desejado. Alguns, ainda, reclamam do tratamento dos vendedores na hora da devolução.
De acordo com o código de defesa do consumidor, nenhuma loja é obrigada a fazer trocas de produtos comprados. A obrigatoriedade só existe se a mercadoria estiver com defeito, mas para tentar ganhar o cliente, muitos lojistas fazem essa gentileza na política da camaradagem e deixam até escrito na nota fiscal sobre a troca. Por isso, o consumidor precisa prestar atenção na política de cada estabelecimento.
Efetuar trocas de produtos da internet
Para quem não gosta de tumulto, uma opção é comprar pela internet. Porém nos dois casos, tanto na loja física como virtual é bom ficar atento quando o assunto for a troca de produto. Nesse caso, o cliente tem 7 dias para desistir da compra ou analisar um possível defeito e efetuar trocas.
________________________________________
VIASOFT CONSTRUSHOW a escolha inteligente para empresas que querem evoluir
____________________________________________
A expectativa é que só as compras online movimentam quase 2,5 bilhões.
Ainda nas compras feitas pela internet a situação muda com o direito do arrependimento. A partir do momento que o consumidor recebe o produto ele pode analisar e eventualmente se arrepender da compra e efetuar trocas. E caso não receba o produto na data esperada também tem amparo da lei. É possível pedir o dinheiro de volta e até acionar o lojista por danos morais e constrangimento.
Quem aproveitou as promoções da Black Friday seja em loja física ou virtual e está em duvida se vai ficar ou não com o produto, atenção:
– As regras de troca precisavam estar claras já no ato da compra;
– Em caso de defeito, a loja tem até 30 dias para reparar o problema;
– Procure ter nota fiscal em mãos e mantenha a etiqueta do produto.
Nesse caso a tecnologia entra como principal fator de suporte para os lojistas do setor de materiais de construção, pois além de otimizar o processo administrativo, controle de estoque, custos e serviços, um sistema de ERP especializado efetua trocas uma forma totalmente automatizada e inteligente. A tecnologia controla e otimiza os processos de gestão. Conheça o VIASOFT CONSTRUSHOW, uma ferramenta completa que permite o controle de todos os movimentos financeiros e administrativos da sua empresa.
Quer saber mais sobre materiais elétricos ou algum outro assunto? Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.
Se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato.