Agronegócios
O produtor rural está, cada vez mais tecnológico, globalizado e moderno em seus agronegócios. Contudo, na hora de negociar, muitos deles ainda agem como no passado, e é aí que mora o problema.
Quando se trata de barganhar no agronegócio é preciso ter estratégia, comprometimento e preço de venda muito bem definido, pois se isso não acontecer, perde-se dinheiro.
Então, o que fazer e como traçar uma ESTRATÉGIA DE COMERCIALIZAÇÃO em seus agronegócios?
Foque na margem e não no preço
A maioria dos produtores não tem noção real da sua lucratividade por ainda não realizarem a apuração de custo de maneira real e, no final das contas, o preço de venda da commodity mantem-se fiel a balança. Há também aqueles que vedem toda a produção de uma única vez, perdendo oportunidades valiosas de melhor preço, pois nunca é de conhecimento qual o ponto de equilíbrio entre custo e rentabilidade. A sugestão de especialistas do setor para aumentar sua margem de lucro é, após definido o custo da produção, calcular o valor médio de lucratividade por saca para a venda.
Além disso pode-se separar em lotes para venda, dividindo-os de acordo com a necessidade:
- Pagamento dos insumos consumidos
- Pagamento de despesas fixas da propriedade
- Lote para melhor momento do mercado
Estas são algumas hipóteses que darão melhor visibilidade às necessidades de cada produtor, e seus agronegócios respeitando a individualidade e visando a melhor rentabilidade de sua produção.
Você pode aumentar sua lucratividade!
Para concluir, é comum que alguns produtores vendam sua colheita abaixo do que realmente vale. Pois definem o valor de maneira precipitada, por falta de controle sobre os custos. Para que a engrenagem da melhor comercialização funcione é preciso definir o melhor preço de venda da saca de acordo com a realidade de cada produtor e manter-se firme. Ser disciplinado com o que se comprometeu e aproveitar as oportunidades de negócio são qualidades de gestores de sucesso rumo a fazenda do futuro.