Sabe aquela fila que se forma nos caixas durante as compras? Com o autoatendimento, ela pode estar com os dias contatos.
Hoje, as pessoas querem impregnar no seu trabalho, na sua vida, na sua expressão corporal, na maneira como se vestem, no mobiliário e na decoração das suas casas quem elas são de fato, sua personalidade. Nesse contexto essa alteridade dentro do processo de compras vem sendo bastante marcada pela independência e é nisso que se insere o autoatendimento.
Segundo pesquisas, 61% das pessoas dizem que querem usar aplicativos de compras nos próximos anos e isso também é uma faceta de autoatendimento.
Cada vez mais os clientes querem poupar a sua jornada de compra se desvencilhando desses padrões clássicos do “vendedor que te persegue”, agora, ele é o consultor que te orienta. Já 78% das pessoas dizem que a loja ideal é aquela onde você encontra tudo em um único lugar e é possível ter uma loja física conectada com vendedores capacitados a apresentar outros produtos que não necessariamente estão disponíveis na loja ou sequer no estoque, mas utilizando interfaces digitais. Para o cliente não existe distinção entre mundos online e offline, existe uma única jornada de compra na qual a sua independência diz em que momento ele quer comprar e como ele vai pagar.
___________________________________________________
VIASOFT CONSTRUSHOW a escolha inteligente para empresas que querem evoluir
___________________________________________________
E o que o varejista precisa fazer? Ele precisa pensar menos em front end e mais em back office, ele precisa pensar mais na cultura da empresa. É muito mais importante qualquer loja partir da identidade do seu comprador. Estão preocupados em coletar dados e pouco em analisar esses dados e extrair insights que vão construir novas estratégias, novas dinâmicas comerciais.
Além dos terminais de autoatendimento que já conhecemos em bancos, cinemas, fala-se também em oportunidade dentro da própria loja física. Check out automático, processos mais inteligentes que integrem a loja e a entrega da compra em si. Não tenha medo de mudar sua cultura organizacional, somente uma profunda mudança cultural e de operações de back office vão fazer com que a sua loja brilhe, de fato. Afinal, o que diferencia você da concorrência é o que você vai fazer com isso.
A tecnologia é uma grande aliada para tornar problemas em oportunidades. Tenha ferramentas para coletar e analisar dados, criando estratégias para o autoatendimento. Conheça o VIASOFT CONSTRUSHOW, um sistema completo que permite o controle de todos os movimentos do e-commerce , financeiros e administrativos da sua empresa.
Quer saber mais sobre e-commerce ou algum outro assunto? Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.
Se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato.