O mundo virtual, especialmente o e-commerce, tornou o mundo real um caos. O mundo virtual não tem como controlar a ele mesmo pois não existem fronteiras, ferramentas que organizam ele como um todo e nem possibilidade de gerenciá-lo por inteiro, mas no mundo real nós podemos controlar os efeitos que o caos do mundo virtual traz.
Para isso é necessário, mais do que nunca, ter flexibilidade organizacional, pois o mundo virtual afeta diretamente a forma com que o mundo real funciona e é preciso estar preparado para não entrar em colapso com as consequências disso.
A flexibilidade Logística como aliada na organização dos dois mundos
A logística é a principal organizadora desse caos. Toda e qualquer compra feita pela web passa por algum tipo de processo logístico para ser entregue ao seu destinatário final.
Mas não dá para organizar caos nenhum se internamente o que reina é a desorganização e os atrasos. E é nesse ponto que a flexibilidade organizacional deve ser impecável. Afinal, a missão da logística, além de, atualmente tornar possível um equilíbrio entre o mundo virtual e real, é a de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível. E tudo isso só acontece quando tudo está sendo feito da maneira correta. Se um processo falha, os processos que vêm após ele, também falharão.
Para que seja possível cumprir a missão da logística num mercado tão grande, diversificado e urgente, é preciso garantir flexibilidade, pois cada produto, cada serviço, cada entrega, cada cliente, cada destinatário, etc., requer um fluxo de operações diferentes que devem ser adotados pela empresa responsável o mais rápido possível para que as necessidade específicas de cada produto sejam atendidas e ele não estagne e nem se perca.
Um WMS é o principal suporte à Logística
A única solução capaz de atender à necessidade da flexibilidade organizacional na velocidade necessária é um sistema de gestão específico para a logística competente o suficiente para alterar o fluxo e repassar essas informações a todos os setores responsáveis pela realização das operações solicitadas.
Não há como manter a flexibilidade ágil se o sistema não for flexível e adaptável às mudanças para poder suportar os fluxos de informações e o fluxo físico de materiais que, dado seu volume e velocidade, são imprescindíveis para a sobrevivência de um negócio num cenário diariamente mais competitivo.
O VIASOFT FORLOG é um WMS flexível
É para suprir essa necessidade que é questão de sobrevivência que o VIASOFT FORLOG existe. Utilizando o sistema WMS da VIASOFT, é possível alterar fluxos, inserir ou excluir operações com rapidez e facilidade numa tela intuitiva. O sistema, assim que o fluxo é modificado já apresenta tais modificações e instruções para todos os setores envolvidos. Isso é possível porque ele serve como a base de toda a gestão e funcionando da empresa, com integração entre os setores por servir como o banco de dados onde tudo que acontece dentro da empresa é registrado e passível de monitoramento, gerenciamento e extração para planos estratégicos e, também, táticos. Afinal é preciso saber o que você está fazendo, como está fazendo e o quanto está demorando para fazer.
Quer saber mais? Acesse o site do VIASOFT FORLOG.
Você também pode agendar uma demonstração e conversar com um de nossos especialistas em logística. Assim, você fica sabendo o que o sistema é capaz de fazer especificamente pela sua empresa. Não custa nada e é só preencher o formulário desse link: viasoft.com.br/ligamos-para-voce/. Nós ligamos para você!