Para começar a semana com mais motivação, na manhã da segunda-feira (8) os colaboradores da VIASOFT se encontraram com Osvaldo Renosto, o atleta corredor de 69 anos que iniciou seus treinos há apenas 2 anos e agora é patrocinado pela VIASOFT. Escolhido cuidadosamente por ser exemplo de superação, dedicação e principalmente de bom humor, ele levou sua história até os mais jovens, servindo de inspiração para mais uma semana – um mês, um ano – de trabalho.
Osvaldo Renosto contou que começou a participar de aulas de alongamento para idosos e logo seus filhos o chamaram para caminhadas e corridas. “Não tinha como negar um convite dos meus filhos, e comecei a me sentir muito bem com a atividade. Desde então não parei mais”, disse.
Hoje, o corredor participa de provas de 10 quilômetros e já conquistou mais de 16 medalhas em corridas de 5 e 10 quilômetros. “Meu objetivo é terminar a prova, não vencer. Quando a competição é com pessoas da minha faixa etária, aí quero chegar em primeiro lugar, mas quando participo com jovens corredores só penso mesmo em cruzar a linha de chegada”, revelou.
Agora, Osvaldo Renosto está treinando para competir a São Silvestre, a tradicional corrida paulista realizada sempre no dia 31 de dezembro, que tem um percurso de cerca de 15 quilômetros pelas ruas centrais de São Paulo. Para isso, ele passou a treinar todos os dias, praticar musculação e também segue as dicas de uma personal trainer, além de seguir dieta balanceada, “mas sempre escapo um pouco porque a alimentação indicada não é suficiente para mim”.
O atleta diz que a principal transformação depois que começou a correr foi em relação à saúde, e se diz muito mais saudável e disposto que a maioria dos presentes. “Mas todo mundo pode começar, e é muito melhor quando se começa cedo, e não tarde como eu, porque aí cria uma rotina saudável e chega na minha idade muito melhor do que estou.”
Para incentivar à pratica de esportes, Osvaldo Renosto lançou um desafio: convidou os colabores a participar de um treino com ele. E, na VIASOFT, desafio lançado é sempre aceito — e cumprido!