Segundo uma pesquisa realizada pela KPMG Capital, cerca de 99% dos entrevistados acreditam que o Big Data é importante para a tomada de decisão. Contudo, 85% deles alegam ter dificuldades para analisar e interpretar com cuidado os dados, apenas 25% aplicam os insights obtidos pela ferramenta de BI que utilizam.
O que pode justificar esse número é a despreocupação com algumas ferramentas de BI em apresentarem os dados tratados. Os painéis e relatórios precisam ser claros e didáticos, entretanto, algumas ferramentas de BI têm mais cara de banco de dados. Isso exige que o gestor faça interpretações das quais, muitas vezes, não tem certeza, dificultando ainda mais a obtenção de insights úteis.
Pouco adianta investir numa ferramenta de BI se, mesmo tratando os dados, ela ainda deixa “mistérios” a serem desvendados pelo gestor, apresenta informações desconexas e é incapaz de cruzar dados para insights que realmente terão utilidade à gestão.
O que uma boa ferramenta deve ter
Uma boa ferramenta de BI deve oferecer dashboards (painéis de controle) que fazem sentido para você e que farão diferença no seu dia a dia. Além disso, seu design e apresentação das análises deve ser clara, didática e não deixar espaço para dúvidas.
Se a ferramenta for competente, além de tudo, é capaz de eliminar a necessidade do gestor passar horas colocando os dados numa apresentação de PowerPoint. A ferramenta já está pronta para ser apresentada, cabendo ao gestor apenas filtrar ou solicitar as análises que precisa durante a apresentação, e elas serão mostradas imediatamente.
Como uma ferramenta de BI possibilita que você tenha insights úteis
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