5 maneiras de melhorar a comunicação interna da empresa com o Nela

Imagine uma típica reunião geral: alguns colaboradores podem fazer anotações e fazer perguntas, enquanto outros chegam tarde e passam a reunião olhando para o celular. Como líder é frustrante presenciar a cena, mas se você é um colaborador e as pautas da reunião não se relacionam com o seu trabalho diário, não conseguir prestar atenção […]

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Imagine uma típica reunião geral: alguns colaboradores podem fazer anotações e fazer perguntas, enquanto outros chegam tarde e passam a reunião olhando para o celular. Como líder é frustrante presenciar a cena, mas se você é um colaborador e as pautas da reunião não se relacionam com o seu trabalho diário, não conseguir prestar atenção e dispersar acontece. E essa é apenas uma das várias maneiras pelas quais a comunicação interna pode falhar.

A comunicação interna é qualquer tipo de comunicação relacionada ao trabalho que acontece dentro de uma organização, desde anúncios a toda a empresa até conversas entre colegas de trabalho. Pensar na comunicação interna como uma estratégia da organização como um todo, ao invés da responsabilidade de um indivíduo ou departamento, pode ajudar a empresa a lidar com os pontos fracos estruturais e criar uma cultura de confiança, transparência e coesão.

A boa notícia é que absolutamente todos podem desempenhar um papel na criação de uma cultura de comunicação aberta no local de trabalho e o Nela pode ajudar nisso.

Uma forte cultura de comunicação interna começa com liderança

O RH e a equipe gerencial podem se comunicar com os colaboradores no dia a dia, colabores esses que também querem comunicar-se com todos, especialmente a liderança, facilmente. Reuniões em toda a empresa e boletins informativos são uma ótima maneira de se comunicar, mas você pode parecer distante se essa for a principal maneira de manter contato com os colaboradores.

Todos querem se sentir valorizados, então quando se trata de comunicação interna, acessibilidade, visibilidade e transparência devem prevalecer sempre. Aqui estão alguns pontos a serem considerados:

1 Certifique-se de que os anúncios importantes venham de você primeiro

Você não quer que seus colaboradores saibam sobre grandes anúncios (como novas parcerias e expansões) por uma fonte externa (como jornal ou mídia social). O desenvolvimento de um plano de comunicação antes de uma grande mudança o ajudará a manter a confiança dos colaboradores e a aumentar a aceitação em toda a empresa. 

2 Personalize os comunicados para uma comunicação interna fluida

As atualizações devem ser fáceis de ler e concisas, seja pessoal ao anunciar especialmente as conquistas que são fruto do trabalho de todos, valorizando-os. Certifique-se de sempre incluir informações sobre quando e como seus colaboradores podem fazer perguntas e continuar a conversa. 

3 Melhore o seu sistema de gestão do conhecimento

É fácil para as equipes encontrarem as informações de que precisam para realizar de maneira eficiente seu trabalho? Ou os documentos e registros de reuniões se perdem em pastas? Se encontrar e compartilhar informações é um ponto problemático em sua organização, considere avaliar como você tem feito a gestão do conhecimento. O Nela tem um módulo só para isso.

4 Dê e receba feedbacks regularmente

Mantenha uma cultura de feedback e conquiste o feedback honesto de cada um de seus liderados. Descubra o que está e não está funcionando para eles e quais problemas você pode resolver. Já falamos em nosso blog sobre a importância de implementar uma cultura de feedback numa empresa, leia sobre isso clicando aqui.

5 Mensure a satisfação dos colaboradores

Como colaboradores, as pessoas são os maiores defensores (ou não) de suas empresas. A percepção que elas têm não se reflete apenas em engajamento e produtividade. Pessoas verdadeiramente satisfeitas ou insatisfeitas compartilham suas opiniões a respeito disso de diversas maneiras, seja numa conversa com amigos ou nas redes sociais. Essas percepções expostas são a base da reputação da empresa como marca e como parceira de negócios confiável. Quando os colaboradores se saem bem e, de fato, estão bem, a empresa também.

O Nela oferece diversos recursos para que você realize pesquisas e clima organizacional, sentimento do dia e outros, com eles, somados às outras estratégias, você acompanha como está o comprometimento e satisfação do time, atuando de maneira pontual e assertiva para corrigir possíveis falhas. 

Uma comunicação interna eficiente é tarefa de todos

É comum presumir que a comunicação interna é responsabilidade do RH ou do departamento de comunicação, mas todos têm um papel a cumprir, cabe à organização oferecer os recursos e ferramentas necessárias para que, de fato, esse papel seja desempenhado da maneira que deve. A criação de uma cultura de confiança, transparência e respeito no local de trabalho tem a ver com a maneira como as pessoas compartilham informações e falam umas com as outras.

Saiba mais sobre o Nela

Conheça essas e outras soluções que o Nela ajuda a implementar na sua empresa. Acesse nela.com.br

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