5 formas de evitar que colaboradores cometam erros num supermercado

Promover o crescimento do seu supermercado ou rede de supermercados envolve evoluir junto com os trabalhadores de maneira unificada. Muitas vezes, isso pode ser difícil de conseguir se o seu estabelecimento não se preocupar com os erros e buscar soluções realmente efetivas para a raiz dos problemas. O cálculo incorreto das vendas diárias, a aplicação […]

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Promover o crescimento do seu supermercado ou rede de supermercados envolve evoluir junto com os trabalhadores de maneira unificada. Muitas vezes, isso pode ser difícil de conseguir se o seu estabelecimento não se preocupar com os erros e buscar soluções realmente efetivas para a raiz dos problemas. O cálculo incorreto das vendas diárias, a aplicação de códigos promocionais errados e o fornecimento de informações erradas aos clientes são exemplos de problemas que podem criar gargalos de alto custo.

Abaixo, listamos maneiras de minimizar erros que podem ocorrer na rotina dos colaboradores e dicas práticas para identificar e solucionar os potenciais problemas. 

1 Identifique a causa do erro

A primeira etapa para reduzir os erros que um colaborador pode cometer é identificar a raiz do problema. A Toyota, marca líder na fabricação de carros japoneses com décadas de experiência em solução de problemas, desenvolveu um método prático para chegar à origem dos problemas dentro da empresa. Perguntando “por quê?” cinco vezes na discussão sobre o problema, gestores e colaboradores podem passar da superfície da questão e descobrir o principal ou principais motivadores dos problemas. 

2 Torne os colaboradores parte da solução

Resolver o erro silenciosamente por conta própria significa apenas uma solução de curto prazo. Isso é uma certeza especialmente para erros que ocorrem de forma persistente. Para cometer menos erros no trabalho e resolver questões associadas ao problema, é preciso envolver os colaboradores na busca e execução da solução. Isso também ajuda a reforçar os processos de resolução que podem beneficiar não só a questão em específico, mas toda a empresa. 

3 Use um sistema que entende o que você faz

Identificar o problema antes que ele se transforme em um gargalo é a maneira mais eficaz em qualquer situação. Para não cair no erro do microgerenciamento, você precisa dar aos colaboradores as ferramentas certas para que eles trabalhem, isso inclui o sistema de gestão que você utiliza. Sistemas generalistas não são capazes de abranger os processos minuciosos de um supermercado, muito menos oferecer um fluxo de trabalho detalhado e seguro aos colaboradores. Por isso, contar com um sistema realmente especializado no varejo supermercadista é uma solução para a maior parte dos problemas relacionados ao erro humano.  

4 Crie processos padronizados

Processos e fluxos de trabalho padronizados são essenciais especialmente em ambientes de varejo. Eles podem servir como referências confiáveis ​​para os funcionários quando eles não têm certeza de como avançar com um problema. Por exemplo, um caixa que não tem certeza sobre o processo de reembolso pode usar o próprio sistema de gestão como base para dar sequência à resolução. 

5 Executar treinamentos periodicamente

Os programas de treinamento também devem ser planejados pensando em fortalecer a capacidade dos colaboradores na solução de problemas. Na maioria dos casos, os erros cometidos dentro do estabelecimento envolvem processos complexos que são incomuns. Em um ambiente acelerado como o de um supermercado, não há como parar sempre que alguém erra algo. O treinamento prático periódico que simula os problemas dentro do estabelecimento é uma técnica que pode ajudar os funcionários a aplicarem as habilidades de resolução de problemas em tempo real. 

Viasuper

Processos consistentes, operações ágeis e colaboradores trabalhando com eficiência: essa é a premissa do Viasuper, sistema de gestão da Viasoft especializado no varejo supermercadista. Com ele todas as suas ações recebem o apoio do ERP que, além de manter o controle do estabelecimento por completo, é baseado nas melhores práticas de gestão, promovendo a excelência em cada etapa do funcionamento do seu supermercado. 

Você também pode somar todo o poder do Viasuper ao Nela, uma plataforma de gestão de pessoas e desempenho completa para treinar e compartilhar conteúdos com os seus colaboradores. Leia a matéria sobre a parceria entre o Nela e o Grupo Muffato clicando aqui

Saiba mais acessando:

viasoft.com.br/viasuper | nela.com.br

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