5 erros comuns cometidos no varejo e como evitá-los

O varejo a cada ano se torna mais competitivo, as margens de lucro já estreitas tornam essencial que os varejistas evitem erros ao máximo, especialmente os básicos que possuem soluções acessíveis. Muitos descuidos comuns envolvem o gerenciamento de dados. Utilizar análises para gerar percepções acionáveis ​​a partir desses dados é fundamental para que os negócios […]

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O varejo a cada ano se torna mais competitivo, as margens de lucro já estreitas tornam essencial que os varejistas evitem erros ao máximo, especialmente os básicos que possuem soluções acessíveis. Muitos descuidos comuns envolvem o gerenciamento de dados. Utilizar análises para gerar percepções acionáveis ​​a partir desses dados é fundamental para que os negócios no varejo se mantenham competitivos no cenário atual.

Soluções avançadas de análise de varejo podem fornecer uma visão mais holística do que realmente está acontecendo no negócio. Dados essenciais da cadeia de suprimentos, como do PDV, níveis de estoque, entregas e até mesmo dos programas de fidelidade, podem ser utilizados como insumo para estratégias assertivas quando as ferramentas certas para análise são usadas, ajudando a evitar prejuízos de alto custo. Elencamos 5 erros comuns que gestores do varejo cometem quando se trata de análises de dados.

1 Ignorar dados valiosos

Se você já coleta dados de clientes, por que não os está aproveitando melhor? Um grande erro que os varejistas costumam cometer é ter conjuntos de dados abrangentes e não usá-los. Seja para gerenciar posições adequadas de itens no estoque, para prever vendas futuras usando análises preditivas com base em tendências históricas ou para personalizar programas de fidelidade e promoções com base nos hábitos de compra de seus clientes, todos os dados são valiosos.

A incapacidade de aproveitar o valor desses dados pode colocar o varejista em desvantagem competitiva. A análise de varejo avançou significativamente em recursos e funcionalidade, portanto, não fique para trás.

2 Usar ferramentas analíticas que mais atrapalham do que ajudam

As ferramentas que você usa para coletar e interpretar dados podem ter um impacto significativo no entendimento da realidade dos negócios. O uso de várias ferramentas, como múltiplas planilhas do Excel, uma para setor, por exemplo, leva à falta de padronização e confusão em vários departamentos que precisam ler os dados coletivamente.

Os varejistas se beneficiam com a escolha de soluções que podem centralizar os recursos de análise, ao mesmo tempo em que permanecem flexíveis e personalizáveis ​​para garantir que os usuários possam obter o máximo do uso da plataforma. E o mais importante, você precisa de uma solução analítica que seja capaz de organizar informações e apresentá-las de maneira clara e didática para pessoas de diferentes cargos. 

3 Não incluir a análise de dados à rotina das equipes e setores

Outro erro comum é pensar que nem toda área da empresa precisa utilizar análises. Não permitir que todos os colaboradores acessem análises corporativas em algum nível acaba levando a uma interpretação inconsistente dos dados e a muitas versões da verdade. Deixar análises e dados relevantes acessíveis ajuda a colocar todos na mesma página e aptos a identificarem pontos de melhoria, de correção e potenciais problemas. Para o varejo, incluir análise de dados nos setores também significa um melhor atendimento ao cliente em geral, uma vez que as métricas ajudam a obter informações valiosas sobre o que os clientes desejam e seus hábitos.

4 Usar plataformas analíticas não escaláveis

Alguns varejistas não olham para o futuro o suficiente para ver se a plataforma de dados que usam deve acompanhar o crescimento. À medida que a empresa cresce, mais dados chegam, e isso pode se tornar um problema pela chegada excessiva e intratável de dados. 

5 Analisar apenas dados antigos

Com as ferramentas para análise os gestores têm dados atualizados diariamente, dessa forma, têm análises e insights sempre condizentes com a realidade, podendo agir no timing certo. Dessa forma, não é preciso mais depender das vendas da semana passada para avaliar as tendências das vendas. A escolha de uma solução que utiliza o poder da automação pode ajudar os varejistas a aproveitar os dados como nunca antes para analisarem vendas, pedidos e reabastecimento, estoque e otimização do mix de produtos. 

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