5 dicas para ser um líder melhor

Grandes líderes sabem como alcançar um alto nível de desempenho e como levar o seu time até lá. Mas isso não significa que eles não têm problemas ou não têm mais o que evoluir. Para ser um bom líder o investimento em evolução e desenvolvimento – de si mesmo e da equipe – deve ser […]

Grandes líderes sabem como alcançar um alto nível de desempenho e como levar o seu time até lá. Mas isso não significa que eles não têm problemas ou não têm mais o que evoluir. Para ser um bom líder o investimento em evolução e desenvolvimento – de si mesmo e da equipe – deve ser incessante. Por isso, hoje trouxemos dicas para ser um líder melhor.

Às vezes, os líderes são estrategistas que constroem planos excelentes e detalhados, outras vezes, são táticos me mostram a equipe como fazer algo na prática. Ainda há outros momentos em que eles são psicólogos, motivando os membros da equipe para um impulsionar um projeto.

Sabendo de como conhecimento nunca é demais e como é indispensável numa boa liderança, compilamos 5 dicas para que você, já obtendo bons resultados com o time ou não, se torne um líder cada vez melhor. 

1. Dê o devido valor às ações essenciais

Comunicação efetiva 

A comunicação eficaz depende da clareza da mensagem enviada no canal certo, com a comprovação de que o destinatário recebeu corretamente as informações. Isso pode parecer um conceito simples. Mas é a causa de quase todos os problemas de uma equipe hoje em dia.

Muitas vezes, o canal de comunicação está totalmente desalinhado à mensagem, como no caso de mensagens importantes no âmbito corporativo que são enviadas por WhastApp e se perdem em meio aos assuntos pessoais e ficam suscetíveis à “insegurança da informação”, considerando que o meio não é o ideal para a comunicação corporativa.

Todos esses problemas de comunicação afetam os resultados da equipe e podem causar muitas frustrações de ambos os lados. Como líder, insira boas práticas de comunicação no seu time. Para fazer isso, você deve:

  • Usar um único canal de comunicação para que você saiba que os membros da equipe receberão a mensagem;
  • Dizer o que precisa ser feito e ser claro em sua mensagem;
  • Fornecer um cronograma aos membros estabelecendo prazos;
  • Alinhar o time fazendo com que todos digam quais são as expectativas para cada membro da equipe.

Normalmente, o problema é a comunicação ineficaz. Mas há momentos em que podem ser mais duas coisas. 

Feedbacks

O feedback é uma extensão importante da comunicação. Ele precisa ser treinado e enraizado como um hábito em cada equipe – tanto em dar quanto em recebê-lo. Confira em nosso blog um conteúdo sobre como implementar uma cultura de feedback na sua empresa clicando aqui

O feedback precisa ser uma ação constante. Os líderes precisam se comunicar com os membros da equipe diariamente e dar feedback sobre seu trabalho, seja uma avaliação boa ou ruim. Eles também precisam receber feedback sobre o plano que seus líderes têm sobre seu desenvolvimento profissional.

A prática de dar feedback constantemente, garante que a comunicação eficaz que você tem com sua equipe não seja desperdiçada, mas que você a use para corrigir possíveis desvios de curso. Ele é uma das melhores ferramentas de desenvolvimento profissional e pessoal que você pode usar para ajudar os membros de sua equipe a desenvolverem novas habilidades. 

Jogue com seus pontos fortes

Por último, mas não menos importante, perceba quais são os pontos fortes da equipe e jogue com eles. Se você tem pessoas orientadas por dados que gostam de analisar as coisas antes de tomar uma decisão, não tome decisões precipitadas. Reserve um tempo para ouvir as perspectivas do time e se todos na equipe se sentem confortáveis com a decisão.

Outro fator importante é colocar os membros certos da equipe nas melhores oportunidades. Não tente forçar um membro da equipe a um projeto no qual você sabe que ele não sairá bem. Isso apenas diminuirá sua motivação e produtividade. Em vez disso, sempre tenha em mente suas competências pessoais e profissionais e tente combiná-las com as oportunidades disponíveis. 

Se você tem uma ótima pessoa para “combate a incêndios” – alguém que toma decisões na hora e lida com o estresse – coloque essa pessoa em um projeto que você sabe ser menos consistente, onde você pode esperar que essas habilidades sejam úteis. O mesmo se aplica aos cautelosos. Coloque-os em um projeto onde eles possam dedicar seu tempo para analisar a situação da melhor maneira possível e, então, tomar uma decisão.    

2. Corrija o curso constantemente

Ainda é comum que equipes façam um plano de ação no início de um projeto e o coloquem na gaveta logo em seguida, voltando a vê-lo apenas quando algo falha. 

Para evitar isso, use a sigla “CCC”: Curso Correto Constantemente. 

Corrija o curso constantemente tendo reuniões de alinhamento com sua equipe e com os liderados individualmente. 

  • “Quais são os objetivos no próximo mês?”
  • “Se seguirmos assim alcançaremos os objetivos e metas?” 
  • “O que podemos fazer para nos certificarmos de que continuamos no curso?” 

Perguntas como essas podem parecer simples, mas são eficazes quando se trata de alinhamento e correção de curso. 

3. Seja flexível

Manter a flexibilidade é muito importante como líder. Como líder você está fazendo três coisas distintas:

  • Gerenciando processos
  • Gerenciando pessoas
  • Gerenciando expectativas

Você precisa permanecer flexível e ter a mente aberta quando se trata dessas três áreas, principalmente por causa da inovação. 

Se há uma inovação em qualquer área que leva a melhores resultados para sua organização, você precisa identificá-la e usá-la em sua equipe. Seja flexível em sua abordagem, mas rigoroso em sua determinação de resultados. Os membros da sua equipe podem surpreendê-lo ao descobrir uma nova maneira de fazer as coisas que você talvez nunca tenha pensado.

4. Seja empático

O ano de 2020 foi um difícil para todos e 2021 continua sendo. Em tempos difíceis, os líderes precisam agir com o máximo de empatia possível.

Com a flexibilização das formas de se trabalhar (presencial ou remoto), a insegurança no sobre o emprego, mudanças bruscas no mundo dos negócios e outros desafios, confiar em um líder é um fator crucial tanto para a produtividade quanto para a saúde dos colaboradores. 

Equipes que desfrutam de segurança psicológica e confiança desfrutam de melhores resultados, por isso, entre os outros motivos, liderar com empatia torna-se uma prioridade estratégica.

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