5 ações que promovem a sustentabilidade no supermercado

Muito se fala acerca da sustentabilidade, da importância de preservar o meio ambiente e utilizar recursos com assertividade.

Supermercados , Viasoft |
Por

Atualmente, muito se tem falado acerca da sustentabilidade e da importância de preservar o meio ambiente e utilizar os recursos naturais corretamente, de modo a evitar crises para as gerações futuras.

Promover ações sustentáveis no ambiente do varejo também é uma responsabilidade dos setores – uma vez que os supermercados têm um grande potencial de preservação e uso sustentável de recursos.

Continue a leitura para descobrir 5 ações que podem ser implementadas no seu supermercado a fim de garantir um futuro melhor para todos!

O que é sustentabilidade?

Basicamente, a sustentabilidade pode ser definida como a prática de estratégias que permitam o crescimento econômico sem que o ambiente seja prejudicado. Por exemplo, se há a necessidade de explorar uma área cheia de árvores, opta-se por fazer um corte seletivo e replantar as árvores removidas.

Essa prática permite a manutenção de recursos, de forma que o ambiente não seja comprometido permanentemente, mantendo o solo saudável e o ecossistema seguro.

Além de melhorar a imagem do seu negócio perante o consumidor, adotar estratégias sustentáveis, o engajamento é fundamental para a preservação dos recursos naturais do planeta.

Mas, como adotar uma postura mais ecologicamente correta dentro das suas estratégias para o supermercado? Apresentamos 5 ações que podem – e vão – fazer a diferença no seu negócio. Olha só:

Opte pela reciclagem

Garantir que materiais utilizados dentro do seu negócio sejam descartados corretamente é uma das práticas mais essenciais para cuidar do ambiente.

Ainda, além de ser uma postura sustentável, essa estratégia pode garantir até mesmo um retorno financeiro. Ou seja, vale a pena investir e dedicar esforços para que a reciclagem seja uma rotina no seu negócio.

Promova o desperdício zero

Evitar o desperdício e prejuízo é uma premissa de quase toda a operação varejista. Ou seja, é importante perceber quantos quilos de mercadoria são jogados fora, por exemplo, para que esse tipo de estratégia seja assertiva.

Investir em práticas que promovam o desperdício zero, por exemplo: produtos bons, mas próximos da data de validade podem ser comercializados dentro de uma promoção vantajosa com descontos – ou, até mesmo, doados para instituições beneficentes.

Além disso, ao investir em reciclagem e até mesmo compostagem, é possível encaminhar produtos que já estragaram, o que elimina totalmente o desperdício. Por fim, uma prática que também deve ser adotada é a otimização da análise e controle de estoque.

Ao considerar a quantidade certa de reposição, baseando-se em previsão de demandas e análises de público, é adquirido somente o necessário, o que evita prejuízos com mercadoria vencida e impossível de ser comercializada.

Incentive o uso de ecobags

Como você já deve saber, o uso de sacolas plásticas representa um grande perigo não somente para toda a natureza (principalmente aos ecossistemas marinhos). Nesse sentido, muitos países e cidades do mundo já aboliram o uso das sacolas.

As sacolas reutilizáveis – as famosas ecobags – já são uma realidade em diversos lugares do mundo e também aqui no Brasil. É possível até mesmo comercializar as suas e vender dentro do seu supermercado, o que pode ser extremamente positivo para realizar uma parceria com costureiros e etc.

Considere a energia solar

Investir em painéis solares pode ser uma excelente estratégia para economizar na energia elétrica e otimizar seus investimentos.

Além de ser ecologicamente correto, os painéis solares representam um grande ativo que pode oferecer um retorno financeiro significativo. Então, vale a pena pesquisar e descobrir como investir nessa prática.

Promova o descarte correto

Esmaltes, pilhas, produtos químicos e etc são extremamente prejudiciais para o meio ambiente, e são altamente contaminantes com relação ao solo. Ou seja, se descartados incorretamente, as consequências podem ser extremamente prejudiciais.

Invista em postos de coleta para esses materiais e eduque a clientela a perceber o seu negócio como um promotor da sustentabilidade. Ser visto como referência é não somente um ativo que vai te diferenciar da concorrência e fidelizar clientes, mas também vai revolucionar sua lucratividade e resultados – tudo isso fazendo o que é certo para o meio ambiente!

Viasoft Viasuper, seu aliado na otimização de estratégias sustentáveis

Para elaborar estratégias assertivas e que promovam a sustentabilidade de verdade é preciso ter a tecnologia ao seu lado, como uma aliada na hora de analisar seus clientes, entender o perfil e propor soluções que realmente vão fazer a diferença.

Com Viasoft Viasuper você tem acesso às soluções mais eficientes para revolucionar seus negócios. Não espere mais, comece a ter mais resultado através de estratégias otimizadas e eficientes. Entre em contato e saiba mais!

sustentatbilidade

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!