4 maneiras de aumentar o ticket médio numa loja de materiais de construção

Os varejistas têm três maneiras ​​de aumentar as vendas de primeira linha: aumentar o preço, atrair mais clientes ou fazer com que os clientes existentes comprem mais itens. É por isso que uma medida chave é o ticket médio. Definido como a média do valor da compra dos clientes, o ticket médio é um reflexo […]

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Os varejistas têm três maneiras ​​de aumentar as vendas de primeira linha: aumentar o preço, atrair mais clientes ou fazer com que os clientes existentes comprem mais itens. É por isso que uma medida chave é o ticket médio. Definido como a média do valor da compra dos clientes, o ticket médio é um reflexo de muitas coisas feitas de certo ou errado na loja. Para ajudar você nesse desafio, trouxemos 4 maneiras de aumentar o ticket médio na loja de materiais de construção.

1. Posição em estoque

Se você não tem, os clientes não podem comprar. Parece óbvio, mas uma pesquisa recente nos EUA calculou que os varejistas do país perdem cerca de US $ 129,5 bilhões em vendas anualmente devido à falta de estoque. Isso equivale a 4,1% das vendas.

Os varejistas de materiais de construção devem pensar, principalmente, em termos de projetos, já que é assim que os clientes compram. Isso significa estocar todos os produtos que os clientes precisam para concluir projetos em categorias armazenadas em quantidades adequadas. Dessa maneira, o cliente pode encontrar tudo ou ao menos a maior parte do que precisa, e com certeza se o atendimento for bom, ele irá preferir comprar o máximo possível dos materiais com um único fornecedor ao invés de realizar várias compras.

2. Compras por impulso

Uma compra por impulso é definida como qualquer compra que um cliente faz que não foi pré-planejada ou estava em sua “lista”. Itens mais propícios às compras por impulso (itens que são hype nas redes sociais, por exemplo) devem ser expostos de maneira estratégica, significa que devem ser exibidas com destaque em um corredor ou próximas aos itens relacionados, visíveis nas áreas de serviço ou no caixa. Os itens de compras por impulso geralmente são os de faixa de preço mais baixa, pois os de preço mais elevado requerem uma decisão mais difícil para o consumidor.

3. Equipe de vendas atenta

Uma equipe de vendas bem treinada pode ter um grande impacto no ticket médio. Armados com o conhecimento do produto, eles devem ter a confiança de envolver os clientes para aprender mais sobre os projetos nos quais estão trabalhando e sugerir itens complementares considerando uma promoção exclusiva. Uma das melhores categorias para isso são as tintas: um vendedor pode fazer sugestões de artigos diversos úteis enquanto a tinta é misturada. Isso pode dobrar a venda com margens superiores a 60% e deixar o cliente confiante de que ele tem todas as ferramentas de que precisa para fazer o trabalho direito.

4. O layout da loja de materiais de construção

Exponha os clientes ao máximo de mercadorias possível, mas de maneira coesa e organizada. Uma boa estratégia é estabelecer os balcões de atendimento mais para dentro da loja e operar o máximo possível de corredores perpendiculares conectados às principais áreas de tráfego. Uma famosa estratégia de layout no varejo, é colocar os itens mais vendidos mais ao fundo da loja, dessa forma o consumidor precisa passar pelos outros produtos. Entretanto, mantenha bem identificado onde estão cada um dos itens, pois a ideia não é prender o cliente na loja, apenas aumentar a sua exposição ao mix de produtos para elevar as chances dele ver algo de que goste e queira comprar. 

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