“Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo.” Quem disse isso foi Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing do mundo. A satisfação do cliente é a consequência de um conjunto de ações promovidas pela empresa, no caso, pelo supermercado.
A fidelização se dá pelo valor que o cliente enxerga no seu negócio, para Kotler: “O valor total para o cliente é o conjunto de benefícios que os clientes esperam de um determinado produto ou serviço. O custo total para o cliente é o conjunto de custos em que os clientes consumidores esperam incorrer para avaliar, obter, utilizar e descartar um produto ou serviço”. Dessa forma, a fidelização da percepção que o cliente tem ao comprar no seu supermercado, se ele julga o valor de comprar no seu estabelecimento — e não no concorrente — maior que o custo da compra (custo de locomoção, custo dos produtos, etc.).
Agregando um alto valor ao seu supermercado
O que agrega valor na percepção do cliente depende de muitos fatores, como geográficos, sazonalidade, perfil do consumidor, entre outros. Por isso, é tão importante contar com ferramentas que monitoram o comportamento do consumidor no seu supermercado e que ofereçam previsões e tendências, como um sistema de gestão especializado no varejo supermercadista.
Sabendo como agregar valor e fidelizar um cliente é um grande desafio, criamos um material exclusivo, abordando 4 estratégias para fidelizar os clientes em um supermercado. Baixe agora mesmo: