Como conseguir criar e gerir uma equipe realmente produtiva nos dias de hoje, onde o fluxo de informações é enorme em uma empresa e as distrações da internet e notificações dos smartphones nunca foram tão frequentes?
Este é um dos grandes objetivos de todo gestor: otimizar as 8 horas de trabalho da sua equipe e produzir em alta performance. Realizar mais em menos tempo, utilizando os recursos disponíveis para otimizar processos e produzir em maior escala com maior qualidade.
Porém, algumas situações podem atrapalhar a gestão de produtividade e, por isso, devem ser evitadas. Confira agora quais são erros mais comuns:
- Processos não padronizados
Não ter uma rotina de trabalho bem definida prejudica o rendimento de qualquer equipe, pois a falta de padronização gera dúvidas, atrasos, perda de tempo, leva a improvisos e, consequentemente, a falhas na execução.
Por isso é tão importante para as empresas realizar um mapeamento de todos os processos internos para identificar as principais dificuldades e gargalos. Ter essas informações em mãos é o primeiro passo para definir novos fluxos e responsabilidades, eliminando desvios e atividades que não agreguem valor, para conquistar agilidade e eficiência.
- Comunicação interna insuficiente na empresa
Manter os colaboradores informados sobre prioridades, urgências e indicadores é primordial e reflete diretamente no desempenho das equipes. É por esse motivo que todo gestor deve explorar todos os recursos como os canais internos de comunicação.
- Microgerenciamento da empresa
O microgerenciamento acontece quando o gestor exerce um controle excessivo sobre o trabalho da equipe, envolvendo-se demasiadamente com os detalhes de cada tarefa, ficando sobrecarregado de atividades e, consequentemente, negligenciando o planejamento estratégico. Apostar na delegação de tarefas é uma importante ferramenta de gestão que vai refletir no desenvolvimento dos colaboradores, pois incentiva o aprendizado, fortalece a motivação e aumenta a produtividade.
O uso de soluções tecnológicas é muito indicado neste caso, pois ajuda no acompanhamento dos prazos e no controle das pendências.
- Falta de investimentos em soluções tecnológicas
As soluções tecnológicas são aliadas da gestão de produtividade. Soluções integradas e dispositivos móveis podem simplificar o dia a dia das equipes. Com elas, é mais fácil eliminar desperdícios, reduzir custos, organizar processos, automatizar tarefas, gerenciar o conhecimento e estabelecer uma comunicação eficiente e dinâmica.
Elas também permitem que o gestor enxergue além dos muros da empresa. É uma forma de expandir conhecimentos do setor de atuação e trazer essas novidades para dentro do negócio. A visão, antes reduzida ao operacional, ganha larga escala estratégica e possibilita visualizar o quadro geral do negócio, abrangendo todos os setores dele.
Gostou das dicas? Quer realizar mais? Saiba mais sobre Soluções completas, alinhadas e orientadas às melhores práticas de gestão em: viasoft.com.br