4 erros comuns na hora do feedback e como resolvê-los

Já abordamos aqui em nosso blog a importância da implementação de uma cultura de feedback, agora, vamos falar sobre os erros mais comuns cometidos por líderes (e até liderados) na hora de dar e receber um feedback.  Mesmo profissionais experientes e bem intencionados podem se perder na hora de realizar um feedback e cometer deslizes […]

Gestão de pessoas , Viasoft |
Por

Já abordamos aqui em nosso blog a importância da implementação de uma cultura de feedback, agora, vamos falar sobre os erros mais comuns cometidos por líderes (e até liderados) na hora de dar e receber um feedback. 

Mesmo profissionais experientes e bem intencionados podem se perder na hora de realizar um feedback e cometer deslizes que custam caro. Pode ser que seja difícil para eles encontrar as palavras certas ou então o tom certo para conversar. Além disso, há fatores como humor, pressão, etc. que podem atrapalhar a conquista de um feedback eficaz. Por isso, para conscientizar sobre o que é errado e como pode ser resolvido, listamos aqui os 4 erros mais comuns.

1. Dar feedback na hora errada

Toda hora pode ser hora para um feedback se alguma das partes envolvidas achar necessário. O erro está em espaçar demais a hora de uma devolutiva. O intervalo entre as conversas com os profissionais não deve ser muito longo, o ideal é que a prática esteja na rotina da empresa e não seja burocrático. Especialistas recomendam que o feedback aconteça a cada dois ou três meses no máximo. Dessa forma, é possível manter metas alinhadas, fazer as observações pontuais necessárias e seguir trabalhando com objetivos claros. 

2. Dar devolutivas inúteis

É essencial que o líder aponte exatamente os erros e os acertos dos liderados, indicando ações que podem ser tomadas em relação a isso. Quando os feedbacks são incorporados à rotina, líderes mais “relapsos”, tendem a desprezar o momento, apenas repetindo o que já foi dito, sem ouvir de fato o colaborador e dar uma avaliação produtiva. Além disso, nada adianta apenas apontar ações e atitudes como boas ou ruins, o líder deve de fato conversar e discutir com o liderado sobre cada ponto com transparência e ética.

3. Fazer comparações entre um profissional e outro

Fazer comparações entre as pessoas é moralmente errado, quando se trata do ambiente corporativo, também é antiético. Cada pessoa possui suas especificidades, o que deve ser avaliado é o esforço que fazem para evoluir ou corrigir determinadas atitudes se isso está prejudicando alguém ou a empresa de alguma forma. Além disso, fazer comparações pode tornar o ambiente competitivo num mau sentido, colocando profissionais um contra os outros, prejudicando todos, inclusive os resultados do negócio. 

4. Basear o seu feedback em suposições ou opiniões de terceiros

Antes de qualquer coisa, examine os fatos e cheque a veracidade das informações. Só após entender de fato o que está acontecendo, realize um feedback. É importante não levar sua opinião pessoal para esse momento e basear a conversa apenas no que há provas e depoimentos concretos. Outro ponto é jamais quebrar a confiança dos colaboradores, expondo nomes desnecessariamente. 

Quer saber como evitar esses problemas e conquistar uma cultura de feedbacks?

O Nela é a plataforma de gestão de pessoas e desempenho número um dos líderes de times de alta performance. Mais do que organizar seus feedbacks, o Nela leva para a sua liderança e sua empresa, boas práticas. Através de suas soluções, módulos, ferramentas e funcionalidades, o Nela eleva o desempenho do time considerando a cultura organizacional e os objetivos do negócio.

O Nela ajuda você no desafio de implementar uma cultura de feedback bem estruturada, com organização e boas práticas. Saiba como ele faz isso através de um material exclusivo que criamos para você, para acessá-lo clique aqui.

Para conhecer outras soluções do Nela, acesse nela.com.br

cultura de feedback

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!