Já abordamos aqui em nosso blog a importância da implementação de uma cultura de feedback, agora, vamos falar sobre os erros mais comuns cometidos por líderes (e até liderados) na hora de dar e receber um feedback.
Mesmo profissionais experientes e bem intencionados podem se perder na hora de realizar um feedback e cometer deslizes que custam caro. Pode ser que seja difícil para eles encontrar as palavras certas ou então o tom certo para conversar. Além disso, há fatores como humor, pressão, etc. que podem atrapalhar a conquista de um feedback eficaz. Por isso, para conscientizar sobre o que é errado e como pode ser resolvido, listamos aqui os 4 erros mais comuns.
1. Dar feedback na hora errada
Toda hora pode ser hora para um feedback se alguma das partes envolvidas achar necessário. O erro está em espaçar demais a hora de uma devolutiva. O intervalo entre as conversas com os profissionais não deve ser muito longo, o ideal é que a prática esteja na rotina da empresa e não seja burocrático. Especialistas recomendam que o feedback aconteça a cada dois ou três meses no máximo. Dessa forma, é possível manter metas alinhadas, fazer as observações pontuais necessárias e seguir trabalhando com objetivos claros.
2. Dar devolutivas inúteis
É essencial que o líder aponte exatamente os erros e os acertos dos liderados, indicando ações que podem ser tomadas em relação a isso. Quando os feedbacks são incorporados à rotina, líderes mais “relapsos”, tendem a desprezar o momento, apenas repetindo o que já foi dito, sem ouvir de fato o colaborador e dar uma avaliação produtiva. Além disso, nada adianta apenas apontar ações e atitudes como boas ou ruins, o líder deve de fato conversar e discutir com o liderado sobre cada ponto com transparência e ética.
3. Fazer comparações entre um profissional e outro
Fazer comparações entre as pessoas é moralmente errado, quando se trata do ambiente corporativo, também é antiético. Cada pessoa possui suas especificidades, o que deve ser avaliado é o esforço que fazem para evoluir ou corrigir determinadas atitudes se isso está prejudicando alguém ou a empresa de alguma forma. Além disso, fazer comparações pode tornar o ambiente competitivo num mau sentido, colocando profissionais um contra os outros, prejudicando todos, inclusive os resultados do negócio.
4. Basear o seu feedback em suposições ou opiniões de terceiros
Antes de qualquer coisa, examine os fatos e cheque a veracidade das informações. Só após entender de fato o que está acontecendo, realize um feedback. É importante não levar sua opinião pessoal para esse momento e basear a conversa apenas no que há provas e depoimentos concretos. Outro ponto é jamais quebrar a confiança dos colaboradores, expondo nomes desnecessariamente.
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