Uma estratégia de BI no varejo atualmente é mais importante do que nunca. Os dados do cliente podem ser usados não apenas para vencer a concorrência, mas para identificar padrões e comportamento, determinar quais produtos e serviços estão ou não vendendo e atingir novas oportunidades de negócios.
O que significa Business Intelligence no setor de varejo?
Business Intelligence é a prática de usar dados para encontrar insights e informações valiosas sobre os consumidores que podem ser usados para tomar decisões de negócios assertivas. Alcançar uma boa estratégia de BI requer um processo baseado em tecnologia para coletar, armazenar e gerenciar dados para que estejam acessíveis e prontos para serem analisados.
Por que implementar uma estratégia de BI no varejo?
O varejo está mais acelerado e competitivo do que nunca e, quando se trata de vencer a concorrência, não existe “informação demais”. A ascensão do e-commerce deu aos clientes infinitas opções. O BI rastreia como os usuários interagem com as lojas de e-commerce e essas informações podem ser usadas para aprimorar a experiência de compra e serviço do cliente. Um cliente pode, por exemplo, receber sugestões com base em itens visualizados recentemente.
O e-commerce também permite que os varejistas tomem decisões inteligentes e eficientes com base no comportamento do cliente. Esses dados podem ser visualizados em tempo real, o que permite às empresas ajustar rapidamente os preços ou alterar as ofertas de produtos.
Essas informações também são importantes para lojas físicas, que podem usar inteligência de negócios para equilibrar o estoque entre o estoque online e o da loja e fornecer opções de remessa econômicas, como comprar online e retirar na loja.
O acesso expandido a dados operacionais e de clientes valiosos também ajuda as empresas a criarem uma experiência consistente em todos os canais. Além disso, os dados que uma ferramenta de BI proporciona podem ser usados para prever quando os itens acabarão, para que os varejistas possam se antecipar aos pedidos e tomar melhores decisões.
4 benefícios de implementar uma estratégia de BI no varejo
E quanto aos benefícios adicionais de coletar e analisar dados de BI no varejo? Existem muitos, e todos, de uma forma ou outra, têm impacto nos resultados financeiros de um varejista. Os benefícios incluem:
- Rastrear os padrões e comportamentos de consumo do cliente: a ferramenta de BI é capaz de tratar os dados sobre as compras e perfil do cliente, indicando os produtos mais vendidos, o ticket médio, as marcas mais vendidas e procuradas, entre outros dados e insights relevantes para as suas estratégias
- Oferecer experiências de compra personalizadas: fornecer uma experiência personalizada para os consumidores aumentará a fidelidade e, consequentemente, os lucros. De acordo com a Forbes, 44% dos consumidores dizem que provavelmente irão repetir uma experiência de compra personalizada. Com a ferramenta de BI é possível, no ato da venda, visualizar sugestões de produtos para o cliente em específico, considerando seu histórico de compras, perfil e outras características.
- Ganhar visibilidade das operações de negócios a partir de uma perspectiva da cadeia de suprimentos: a ferramenta de BI no varejo equipa as empresas com uma visão de cada parte da experiência de compra, das compras até as vendas.
- Entender as necessidades e desejos dos clientes: as empresas podem desenvolver relacionamentos mais fortes com seus clientes e compreender melhor seus hábitos. As interações com o cliente e o envolvimento personalizado são importantes para a fidelização.
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A ferramenta de BI da Viasoft é resultado de um profundo estudo de mais de um ano sobre as principais necessidades e desafios dos gestores na hora de tomar decisões. A partir dos principais pontos identificados por gestores de diferentes áreas, foram desenvolvidos 5 dashboards: Análise de Vendas e Metas; Análise de Estoque; Análise de Compras; Fluxo de Caixa; Análise de RH.
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