4 benefícios de uma ferramenta de BI na loja física de materiais de construção

Em 2020, as vendas da loja física no varejo atingiram a impressionante marca de 18,5 trilhões de dólares, respondendo por 90% das vendas globais no varejo. Apesar do alarde sobre o suposto fim das lojas físicas, um número crescente de evidências mostra que o não é bem assim. O e-commerce representa menos de 10% de […]

Em 2020, as vendas da loja física no varejo atingiram a impressionante marca de 18,5 trilhões de dólares, respondendo por 90% das vendas globais no varejo. Apesar do alarde sobre o suposto fim das lojas físicas, um número crescente de evidências mostra que o não é bem assim. O e-commerce representa menos de 10% de todas as vendas no varejo atualmente. Além disso, gigantes do comércio eletrônico como a Amazon estão investindo pesado em lojas físicas.  Tradicionalmente, o setor de varejo tem ficado para trás de outras indústrias na adoção de tecnologia. Mas isso tem mudado de forma acelerada, tanto quanto a competitividade cresce. Abaixo, listamos 4 benefícios que uma ferramenta de BI pode oferecer para impulsionar as vendas e competitividade em uma loja física de materiais de construção.

O que é Business Intelligence (BI)?

As empresas de varejo agora capturam grandes volumes de dados sobre seus produtos, clientes e vendas. No entanto, transformar esses dados em percepções acionáveis ​​pode ser um processo desafiador. É aqui que entra a ferramenta de Business Intelligence (BI). O BI permite que as organizações coletem dados precisos e confiáveis ​​de diversas fontes para obter insights valiosos para a tomada de decisões.

Em sua forma mais simples, BI é um conjunto de processos, tecnologias e arquiteturas que convertem dados brutos em informações significativas. Ele combina análise de negócios, mineração de dados e ferramentas de visualização de dados para ajudar gestores e organizações a tomarem decisões baseadas em dados.

Na última década, o BI evoluiu para incluir mais processos e atividades que ajudam empresas a transformarem dados em ações de negócios lucrativas. Esses processos incluem:

  • Mineração de dados: o uso de estatísticas, bancos de dados e inteligência artificial revelando tendências em grandes conjuntos de dados.
  • Visualização de dados: transformando dados em representações visuais, como gráficos, tabelas etc.
  • Consulta: fazer perguntas e usar BI para obter as respostas dos conjuntos de dados.
  • Relatórios: compartilhar os resultados da análise de dados com as partes interessadas para que possam tomar decisões e tirar conclusões.

Na prática, as empresas podem usar BI para melhorar o desempenho ou resolver um problema existente. Por exemplo, uma empresa que deseja gerenciar melhor sua cadeia de suprimentos pode usar a análise de BI para determinar onde e por que os atrasos ocorrem.

Estratégias para usar BI em uma loja física de materiais de construção

Uma estratégia de BI pode ajudar as organizações a tratar dados e analisá-los para identificar lacunas de desempenho e tomar decisões informadas. 

Leia sobre a importância de adotar uma estratégia de BI no cenário atual clicando aqui.

Para conseguir isso, as empresas precisam investir em ferramentas competentes de BI e desenvolver estratégias de negócio viáveis. 

1. Otimização do layout

Um grande motivo que leva varejistas a investirem em BI é a otimização do espaço físico como um todo, especialmente o layout. Um plano de loja cuidadosamente elaborado pode levar os clientes a passarem mais tempo na loja, consumindo mais, de maneira natural.

Para ajudar os clientes a comprarem mais, é fundamental que uma empresa escolha um layout que atenda às necessidades, comportamento e tendências daquele tipo de perfil de cliente. Dessa forma, é possível aumentar o ticket médio e, ainda, fidelizar o cliente ao oferecer aquilo que ele realmente deseja.

Usando uma ferramenta de BI, as empresas têm em mãos dados e insights valiosos como produtos mais vendidos, perfil de cliente, o top 10 produtos mais vendidos para um perfil de cliente específico, marcas mais procuradas e outros dados que podem ajudar na organização de um layout estratégico.

2. Melhor gestão de estoque

A gestão de estoque é a base de qualquer negócio de varejo. Ele abrange todas as atividades relacionadas ao manuseio de estoque, desde a compra até o armazenamento e as vendas. 

Leia sobre como tornar a gestão de estoque o diferencial competitivo da sua loja física de materiais de construção clicando aqui.

Qualquer empresa de varejo que detém estoques enfrenta uma infinidade de desafios de gerenciamento. De rastreamento ineficiente a problemas de excesso de estoque e ineficiências do armazém, a gestão do estoque pode ser a raiz de muitos prejuízos.

No entanto, investir em uma ferramenta de BI pode melhorar a gestão e evitar a maioria dos problemas. Com a ferramenta os as loja física de materiais de construção podem:

  • Manter os níveis de estoque ideais;
  • Impedir o acúmulo de estoque sem vazão;
  • Melhorar o gerenciamento e processamento de pedidos;
  • Melhorar os níveis de serviço com a disponibilidade certa do produto;
  • Reduzir os custos de estoque.

O BI permite que os varejistas classifiquem suas mercadorias com base na análise ABC. Essa abordagem identifica os itens que têm um alto impacto nos custos de estoque e os agrupa em categorias separadas para fácil gerenciamento e controle. Ele divide o estoque em três categorias: A, B e C, onde A é o mais valioso e C o menos importante.

Usando as análises de BI, as organizações podem prever situações de estoque antes que se tornem um problema. Uma solução robusta combina dados de vendas e padrões de reposição para produzir relatórios de estoque que podem ser usados ​​para previsões.

3. Conduza uma análise de desempenho de alto nível

Um dos objetivos do BI é organizar e distribuir métricas de desempenho. Frequentemente, as empresas desejam melhorar diferentes aspectos de seus negócios, mas não conseguem identificar quais métricas usar para medir o desempenho. Mas a chave para medir o desempenho dos negócios está na capacidade da empresa de escolher os KPIs certos.

Dependendo do que um varejista está medindo, os KPIs podem ajudar a determinar onde uma empresa está em termos de vendas, movimentação de estoque, crescimento e satisfação do cliente. As métricas de desempenho de varejo típicas para medir podem incluir:

  •          Rotatividade de estoque;
  •          Margem bruta (como uma porcentagem do preço de venda);
  •          Vendas por pé quadrado;
  •          Lucro bruto e líquido;
  •          Crescimento ano após ano.

O papel do BI na medição do desempenho é fornecer dados suficientes para que os tomadores de decisão determinem se a empresa está cumprindo seus objetivos. Por exemplo, se o giro de estoque for um dos principais KPIs do varejista, a empresa pode usar a ferramenta de BI para extrair e analisar dados de estoque para o período em consideração, ela fornecerá dados valiosos, como o custo dos produtos, o número de produtos adquiridos e o custo do estoque que foi vendido no período especificado.

Além disso, uma solução de BI também fornece alertas ao(s) gestor(es) após a ocorrência de uma anormalidade. Por exemplo, se os níveis de estoque caírem abaixo do mínimo exigido, um sistema de BI notificará por e-mail, por exemplo, antes que o problema se intensifique.

4. Melhor experiência do cliente

Oferecer o melhor atendimento possível ao cliente é essencial. Um bom atendimento agrega valor ao negócio, ajuda a reter clientes, promove a fidelidade à marca e reduz a rotatividade de funcionários.

No entanto, pode ser difícil obtê-lo, especialmente se uma empresa tiver menos funcionários e uma grande base de clientes. Pode ser um desafio para um varejista envolver os funcionários e manter os clientes satisfeitos ao mesmo tempo que administra o negócio.

As empresas podem atenuar esses problemas e manter os clientes satisfeitos, automatizando o atendimento ao cliente da maneira certa. A automação pode fornecer às empresas dados valiosos para orientar suas decisões e escolhas estruturais. Por exemplo, usando análises de vendas de uma ferramenta de BI, os varejistas podem entender melhor seus clientes, atender às suas expectativas e identificar oportunidades de melhoria. Essas análises podem ajudar vendedores e gestores a oferecerem um serviço melhor e usarem estratégias de vendas mais efetivas.

Business Intelligence e o futuro do varejo

Os múltiplos benefícios de uma estratégia de BI junto à ferramenta certa são incontestáveis. Somando ele ao ERP certo para o seu negócio, você está preparado para o presente e futuro do varejo. 

O Construshow é um software de gestão especializado no varejo de materiais de construção e marcenaria. Através dele, você conquista eficiências nas operações e processos do back ao front office com soluções e ferramentas inteligentes e que atendem às necessidades específicas do seu negócio. 

Somado a isso, você pode ter o Viasoft Analytics, uma ferramenta de BI completa e totalmente integrada ao ERP, com ele você conquista todos os benefícios citados e muitos mais. O Viasoft Analytics oferece dashboards ricos em dados tratados e insights valiosos, como o de análise de vendas e metas; análise de estoque; análise de compras; análises financeiras; análise de RH e análises contábeis.

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