Em 2020, as vendas da loja física no varejo atingiram a impressionante marca de 18,5 trilhões de dólares, respondendo por 90% das vendas globais no varejo. Apesar do alarde sobre o suposto fim das lojas físicas, um número crescente de evidências mostra que o não é bem assim. O e-commerce representa menos de 10% de todas as vendas no varejo atualmente. Além disso, gigantes do comércio eletrônico como a Amazon estão investindo pesado em lojas físicas. Tradicionalmente, o setor de varejo tem ficado para trás de outras indústrias na adoção de tecnologia. Mas isso tem mudado de forma acelerada, tanto quanto a competitividade cresce. Abaixo, listamos 4 benefícios que uma ferramenta de BI pode oferecer para impulsionar as vendas e competitividade em uma loja física de materiais de construção.
O que é Business Intelligence (BI)?
As empresas de varejo agora capturam grandes volumes de dados sobre seus produtos, clientes e vendas. No entanto, transformar esses dados em percepções acionáveis pode ser um processo desafiador. É aqui que entra a ferramenta de Business Intelligence (BI). O BI permite que as organizações coletem dados precisos e confiáveis de diversas fontes para obter insights valiosos para a tomada de decisões.
Em sua forma mais simples, BI é um conjunto de processos, tecnologias e arquiteturas que convertem dados brutos em informações significativas. Ele combina análise de negócios, mineração de dados e ferramentas de visualização de dados para ajudar gestores e organizações a tomarem decisões baseadas em dados.
Na última década, o BI evoluiu para incluir mais processos e atividades que ajudam empresas a transformarem dados em ações de negócios lucrativas. Esses processos incluem:
- Mineração de dados: o uso de estatísticas, bancos de dados e inteligência artificial revelando tendências em grandes conjuntos de dados.
- Visualização de dados: transformando dados em representações visuais, como gráficos, tabelas etc.
- Consulta: fazer perguntas e usar BI para obter as respostas dos conjuntos de dados.
- Relatórios: compartilhar os resultados da análise de dados com as partes interessadas para que possam tomar decisões e tirar conclusões.
Na prática, as empresas podem usar BI para melhorar o desempenho ou resolver um problema existente. Por exemplo, uma empresa que deseja gerenciar melhor sua cadeia de suprimentos pode usar a análise de BI para determinar onde e por que os atrasos ocorrem.
Estratégias para usar BI em uma loja física de materiais de construção
Uma estratégia de BI pode ajudar as organizações a tratar dados e analisá-los para identificar lacunas de desempenho e tomar decisões informadas.
Leia sobre a importância de adotar uma estratégia de BI no cenário atual clicando aqui.
Para conseguir isso, as empresas precisam investir em ferramentas competentes de BI e desenvolver estratégias de negócio viáveis.
1. Otimização do layout
Um grande motivo que leva varejistas a investirem em BI é a otimização do espaço físico como um todo, especialmente o layout. Um plano de loja cuidadosamente elaborado pode levar os clientes a passarem mais tempo na loja, consumindo mais, de maneira natural.
Para ajudar os clientes a comprarem mais, é fundamental que uma empresa escolha um layout que atenda às necessidades, comportamento e tendências daquele tipo de perfil de cliente. Dessa forma, é possível aumentar o ticket médio e, ainda, fidelizar o cliente ao oferecer aquilo que ele realmente deseja.
Usando uma ferramenta de BI, as empresas têm em mãos dados e insights valiosos como produtos mais vendidos, perfil de cliente, o top 10 produtos mais vendidos para um perfil de cliente específico, marcas mais procuradas e outros dados que podem ajudar na organização de um layout estratégico.
2. Melhor gestão de estoque
A gestão de estoque é a base de qualquer negócio de varejo. Ele abrange todas as atividades relacionadas ao manuseio de estoque, desde a compra até o armazenamento e as vendas.
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Qualquer empresa de varejo que detém estoques enfrenta uma infinidade de desafios de gerenciamento. De rastreamento ineficiente a problemas de excesso de estoque e ineficiências do armazém, a gestão do estoque pode ser a raiz de muitos prejuízos.
No entanto, investir em uma ferramenta de BI pode melhorar a gestão e evitar a maioria dos problemas. Com a ferramenta os as loja física de materiais de construção podem:
- Manter os níveis de estoque ideais;
- Impedir o acúmulo de estoque sem vazão;
- Melhorar o gerenciamento e processamento de pedidos;
- Melhorar os níveis de serviço com a disponibilidade certa do produto;
- Reduzir os custos de estoque.
O BI permite que os varejistas classifiquem suas mercadorias com base na análise ABC. Essa abordagem identifica os itens que têm um alto impacto nos custos de estoque e os agrupa em categorias separadas para fácil gerenciamento e controle. Ele divide o estoque em três categorias: A, B e C, onde A é o mais valioso e C o menos importante.
Usando as análises de BI, as organizações podem prever situações de estoque antes que se tornem um problema. Uma solução robusta combina dados de vendas e padrões de reposição para produzir relatórios de estoque que podem ser usados para previsões.
3. Conduza uma análise de desempenho de alto nível
Um dos objetivos do BI é organizar e distribuir métricas de desempenho. Frequentemente, as empresas desejam melhorar diferentes aspectos de seus negócios, mas não conseguem identificar quais métricas usar para medir o desempenho. Mas a chave para medir o desempenho dos negócios está na capacidade da empresa de escolher os KPIs certos.
Dependendo do que um varejista está medindo, os KPIs podem ajudar a determinar onde uma empresa está em termos de vendas, movimentação de estoque, crescimento e satisfação do cliente. As métricas de desempenho de varejo típicas para medir podem incluir:
- Rotatividade de estoque;
- Margem bruta (como uma porcentagem do preço de venda);
- Vendas por pé quadrado;
- Lucro bruto e líquido;
- Crescimento ano após ano.
O papel do BI na medição do desempenho é fornecer dados suficientes para que os tomadores de decisão determinem se a empresa está cumprindo seus objetivos. Por exemplo, se o giro de estoque for um dos principais KPIs do varejista, a empresa pode usar a ferramenta de BI para extrair e analisar dados de estoque para o período em consideração, ela fornecerá dados valiosos, como o custo dos produtos, o número de produtos adquiridos e o custo do estoque que foi vendido no período especificado.
Além disso, uma solução de BI também fornece alertas ao(s) gestor(es) após a ocorrência de uma anormalidade. Por exemplo, se os níveis de estoque caírem abaixo do mínimo exigido, um sistema de BI notificará por e-mail, por exemplo, antes que o problema se intensifique.
4. Melhor experiência do cliente
Oferecer o melhor atendimento possível ao cliente é essencial. Um bom atendimento agrega valor ao negócio, ajuda a reter clientes, promove a fidelidade à marca e reduz a rotatividade de funcionários.
No entanto, pode ser difícil obtê-lo, especialmente se uma empresa tiver menos funcionários e uma grande base de clientes. Pode ser um desafio para um varejista envolver os funcionários e manter os clientes satisfeitos ao mesmo tempo que administra o negócio.
As empresas podem atenuar esses problemas e manter os clientes satisfeitos, automatizando o atendimento ao cliente da maneira certa. A automação pode fornecer às empresas dados valiosos para orientar suas decisões e escolhas estruturais. Por exemplo, usando análises de vendas de uma ferramenta de BI, os varejistas podem entender melhor seus clientes, atender às suas expectativas e identificar oportunidades de melhoria. Essas análises podem ajudar vendedores e gestores a oferecerem um serviço melhor e usarem estratégias de vendas mais efetivas.
Business Intelligence e o futuro do varejo
Os múltiplos benefícios de uma estratégia de BI junto à ferramenta certa são incontestáveis. Somando ele ao ERP certo para o seu negócio, você está preparado para o presente e futuro do varejo.
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