3 pontos essenciais para analisar na hora de escolher um sistema WMS

Um software para armazém (WMS) traz diversos benefícios e vantagens para empresas e operadores logísticos, atualmente, não há como gerir um armazém sem tecnologia especialista, o WMS assume esse papel. Mas é claro que contar com um WMS não pode ser uma escolha impensada e pouco planejada. Um sistema WMS incompetente e que não atende […]

Logística , Viasoft |
Por

Um software para armazém (WMS) traz diversos benefícios e vantagens para empresas e operadores logísticos, atualmente, não há como gerir um armazém sem tecnologia especialista, o WMS assume esse papel. Mas é claro que contar com um WMS não pode ser uma escolha impensada e pouco planejada. Um sistema WMS incompetente e que não atende às necessidades da sua empresa, acaba se tornando quase tão ruim quanto fazer tudo no papel. Antes de contratar um sistema WMS é preciso avaliar determinados elementos para garantir que você faça uma boa escolha.

Seja qual for o segmento de atuação do seu negócio, você precisa de um WMS que o ajudará a simplificar a manutenção e gerenciamento de estoque, melhorar o atendimento ao cliente e aumentar a produtividade em todo o seu negócio. Sua escolha, portanto, deve ser feita com a mesma importância com que a solução atuará no negócio. 

Abaixo, listamos 3 pontos a serem observados na hora de escolher um fornecedor e sistema WMS.

1 Escolha um sistema WMS que permite economia de custos e automação

Em uma análise de mais de mil depósitos em todo o mundo, a McKinsey, empresa de consultoria empresarial americana, descobriu que os custos de armazenamento de boa parte das empresas são muito mais altos do que deveriam ou poderiam ser. Para garantir que você não caia nesse grupo, é preciso escolher um WMS que permita criar fluxos de trabalho flexíveis enquanto reduz o desperdício e o erro humano. 

O armazenamento sugerido pelo sistema, o picking feito por voz e o rastreamento em tempo real são funcionalidades que darão suporte à evolução da sua automação, mas você precisa de um WMS modular e personalizável que permitirá automatizar de acordo com as suas necessidades. Caso contrário, você está gastando dinheiro em funções que não precisa ou para as quais não está pronto.

2 Considere a integração com outros sistemas

Seu WMS é especializado em gerenciamento de armazéns, logo, se você realiza outras atividades, ter a possibilidade de integração com seu ERP é essencial, pois eles atuam de maneiras distintas, um complementa o outro, e você precisa somá-los. A fácil integração proporcionará uma visão geral melhor de como estão as operações do armazém e do negócio como um todo, ajudando a identificar pontos de melhoria e alcançar maior controle sobre os processos.

3 Escolha um WMS que ofereça suporte à eficiência em toda a empresa

Além do armazém, você pode usar seu WMS como uma ferramenta para obter maior eficiência em suas operações. O sistema WMS da Viasoft, o Forlog, agrega valor ao apoiar funções como fluxos de trabalho flexíveis, realidade virtual para o gerenciamento, recursos operacionais e humanos. 

Além disso, o Forlog integra a sistemas ERPs e tem sua própria ferramenta de BI, o Forlog Analytics. Saiba mais sobre a integração do Forlog aos ERPs Viasoft. A Viasoft tem mais de 30 anos de expertise e know-how e é capaz de levar ao seu negócio as melhores práticas de gestão e tecnologias inovadoras que realmente dão resultados. 

Acesse viasoft.com.br/forlog, explore nossas soluções e agende uma conversa conosco, nós ligamos para você!

sistema WMS

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!